Para comemorar o 30º aniversário do Twingo, a Renault contratou a artista holandesa Sabine Marcelis para um projeto diferente: transformar o icônico subcompacto, em sua primeira geração, em uma peça de arte contemporânea.
Convertido em elétrico, mas sem especificações divulgadas, o Twingo comemorativo recebeu painéis de carroceria transparentes, que revelam a estrutura por baixo. Os conjuntos de iluminação mantêm o formato, mas ganham iluminação em LED e ficam “camuflados” na carroceria. As entradas de ar inferior também são substituídas por barras de LED. As rodas são fechadas e os logotipos já têm a nova identidade.
Por dentro, tudo leva tons de vermelho para criar um contraste impactante com o exterior, e mescla elementos de ares retrô com tecnologias modernas e elementos futuristas. O inusitado volante é fechado e transparente, o quadro de instrumentos passa a ser digital e há comandos e saídas de ar com iluminação em uma tonalidade mais alaranjada.
Há também um grande teto solar e um para-sol inteiriço, passando por toda a parte superior do para-brisa, em uma espécie de acrílico vermelho. Os bancos e os painéis de porta têm tecido que se assemelha a um veludo.
Sabine Marcelis é a mais recente ganhadora do prêmio Elle Deco International Designer of the Year. “Trabalhar em um carro tão icônico e popular foi um verdadeiro desafio, especialmente devido à escala do projeto. Foi uma oportunidade de criar algo verdadeiramente inovador e memorável”, comentou Sabine sobre o projeto.
Não é a primeira vez que a Renault lança especiais de aniversário como esse. Já tiveram toques artísticos e especiais outros dois modelos únicos da marca francesa, o Renault 4 Suite N°4 de Mathieu Lehanneur e o R5 Diamant de Pierre Gonalons.