Renault Symbioz é novo SUV que pode adiantar futuro híbrido nacional
Em busca de disputar mercado de SUVs, o modelo apresentado pela Renault pode antecipar detalhes de futuro SUV nacional
A grande remodelação na identidade visual da Renault, seja como marca ou em seus produtos, é notável a cada lançamento. O da vez é o Renault Symbioz, um SUV médio com porte semelhante ao de um Jeep Compass e que tem credenciais para, no mínimo, nortear os próximos carros nacionais da Renault.
Não é um exagero, porque a Renault está desenvolvendo um SUV com dimensões equivalentes para fabricar no Brasil também com motorização híbrida (e flex). Mas tudo aponta para um SUV cupê médio nacional, enquanto o Symbioz é um SUV com perfil tradicional e que se destaca pelo interior espaçoso.
Sua inspiração, na verdade, aparenta ter sido o novo Scenic E-Tech. A nova geração do Scenic é um SUV elétrico com um conjunto de faróis semelhantes. Mas o Symbioz tem faróis maiores. A lateral não tem muito destaque, apenas rodas de liga leve diamantadas e a última coluna ampla e bem marcada.
A traseira tem lanternas separadas, com linhas pontudas e uma falsa saída de ar logo abaixo. O nome “Symbioz” centralizado em relevo acompanha o estilo dos Renault. O restante da carroceria é bem sóbrio, com poucas curvas e vincos.
Por dentro, promete um bom acabamento para acompanhar a tela da central multimídia de 10,3 polegadas vertical, câmbio central com freio de eletrônico, volante multifuncional e mais. O teto solar chamado Solarbay, já visto em outros modelos da marca, é opcional e se destaca por ter uma película de escurecimento comandada por um botão ou comando de voz.
Outro destaque do modelo está em seu espaço interno, a ponto de o porta-malas, sem os bancos rebatidos, ter de 492 litros de capacidade. Com o rebatimento dos bancos, esse número chega para 624 litros. Uma capacidade impressionante para um SUV deste tamanho.
Como já falado, a motorização do novo Symbioz é híbrida, portanto, o conjunto conta com um motor 1.6 de quatro cilindros em ciclo Atkinson de apenas 94 cv, um motor elétrico principal de 52 cv e um gerador de partida de 24 cv, gerando uma potência combinada de 143 cv através de um câmbio automático de dupla embreagem e tração dianteira. Uma variação flex desta mecânica é esperada para o Brasil.
Para acompanhar o novo SUV, a Renault disponibilizou 29 recursos de segurança para o modelo, com ADAS e outros sistemas.
Os valores do Renault Symbioz para o mercado Europeu ainda não foram divulgados, mas as vendas terão início em julho.