Com um toque de mistério, a Renault anunciou qual será seu próximo carro-chefe. O inédito Renault Rafale será um SUV cupê de médio porte, que ocupará o topo da gama da marca na Europa e em outros mercados, ficando acima do Austral e do Espace.
Embora pouco possa ser visto do SUV nos teasers lançados pela Renault, é possível afirmar que ele terá design menos voltada à proposta de carro familiar para ser mais esportivo, diferente dos irmãos. Inclusive, seu design tem LEDs horizontais na dianteira semelhantes ao do facelift do Renault Clio, afirmando a nova identidade visual da marca.
O que não mudará em relação aos outros SUVs é a plataforma. A Renault afirmou que o Rafale será feito sobre a arquitetura CMF-CD, que também equipa o Nissan X-Trail e o Mitsubishi Outlander.
Ou seja, ele também será equipado com os motores híbridos E-Tech, como acontece com o Austral e Escape E-Tech, por exemplo, que têm motor 1.2 turbo, um motor elétrico, um gerador de partida e uma pequena bateria de 2 kWh. Combinado, o sistema híbrido pleno gera 200 cv e 20,9 kgfm.
O interior segue um mistério, mas a julgar pelo seu posicionamento, é provável que ele tenha acabamento mais luxuoso que os demais SUVs da Renault. Quanto a tecnologia, é esperado que ele repita o OpenR Link, um conjunto de duas telas de 12,3’’ para o quadro de instrumentos e de 12’’ para a central multimídia, além de um head-up display de 9,3’’, que vemos no Austral e Espace.
Se o visual e a tecnologia são coisa do presente, seu nome remete ao passado da Renault. Na década de 20, a montadora francesa adquiriu uma fábrica de aviões chamada Caudron, dando origem à Caudron-Renault.
No seu portfólio, a Caudron tinha o C460, um avião de corrida para apenas um passageiro que, de acordo com a história contada pela Renault, foi feito para quebrar recordes. Com a fusão das duas montadoras, o C460 ganhou um novo nome: Rafale. Este também é o nome dado ao caça da Força Aérea Francesa construído pela Dassault.
A conexão entre o Renault Rafale e a aviação é tão grande, que o SUV cupê não será apresentado em um evento automotivo comum, mas sim no Paris Air Show, que começa no dia 18 de junho. No evento, é provável que a montadora revele o veículo por completo e dê mais informações sobre sua motorização e preço.