Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Renault Rafale será novo SUV cupê à moda de Fiat Fastback e VW Nivus

Rafale usará mesma plataforma CMF-CD do Austral, do Escape e da nova geração do Mitsubishi Outlander, e também terá motorização híbrida E-Tech

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 3 abr 2024, 17h08 - Publicado em 17 Maio 2023, 13h25
Renault Rafale
 (Divulgação/Renault)
Continua após publicidade

Com um toque de mistério, a Renault anunciou qual será seu próximo carro-chefe. O inédito Renault Rafale será um SUV cupê de médio porte, que ocupará o topo da gama da marca na Europa e em outros mercados, ficando acima do Austral e do Espace.

Embora pouco possa ser visto do SUV nos teasers lançados pela Renault, é possível afirmar que ele terá design menos voltada à proposta de carro familiar para ser mais esportivo, diferente dos irmãos. Inclusive, seu design tem LEDs horizontais na dianteira semelhantes ao do facelift do Renault Clio, afirmando a nova identidade visual da marca.

Renault Rafale
(Divulgação/Divulgação)

O que não mudará em relação aos outros SUVs é a plataforma. A Renault afirmou que o Rafale será feito sobre a arquitetura CMF-CD, que também equipa o Nissan X-Trail e o Mitsubishi Outlander.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Ou seja, ele também será equipado com os motores híbridos E-Tech, como acontece com o Austral e Escape E-Tech, por exemplo, que têm motor 1.2 turbo, um motor elétrico, um gerador de partida e uma pequena bateria de 2 kWh. Combinado, o sistema híbrido pleno gera 200 cv e 20,9 kgfm.

Renault Rafale
(Divulgação/Renault)

O interior segue um mistério, mas a julgar pelo seu posicionamento, é provável que ele tenha acabamento mais luxuoso que os demais SUVs da Renault. Quanto a tecnologia, é esperado que ele repita o OpenR Link, um conjunto de duas telas de 12,3’’ para o quadro de instrumentos e de 12’’ para a central multimídia, além de um head-up display de 9,3’’, que vemos no Austral e Espace. 

Continua após a publicidade

Se o visual e a tecnologia são coisa do presente, seu nome remete ao passado da Renault. Na década de 20, a montadora francesa adquiriu uma fábrica de aviões chamada Caudron, dando origem à Caudron-Renault. 

Renault Rafale
(Divulgação/Renault)

No seu portfólio, a Caudron tinha o C460, um avião de corrida para apenas um passageiro que, de acordo com a história contada pela Renault, foi feito para quebrar recordes. Com a fusão das duas montadoras, o C460 ganhou um novo nome: Rafale. Este também é o nome dado ao caça da Força Aérea Francesa construído pela Dassault.

Continua após a publicidade

A conexão entre o Renault Rafale e a aviação é tão grande, que o SUV cupê não será apresentado em um evento automotivo comum, mas sim no Paris Air Show, que começa no dia 18 de junho. No evento, é provável que a montadora revele o veículo por completo e dê mais informações sobre sua motorização e preço.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.