Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Renault prepara Duster com sete lugares

Nova geração do SUV terá nova plataforma e versão alongada para sete pessoas; Clio dá adeus em 2016

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 9 nov 2016, 14h28 - Publicado em 28 abr 2015, 16h21
segredo

A Renault está decidida a dar ao Duster uma versão de sete lugares. O desenvolvimento é parte de um pacote de ações previstas para o modelo, que virou o queridinho da marca, na matriz francesa.

“De tanto sucesso que fez ao redor do mundo, o Duster ganhou status de modelo com importância estratégica para a empresa”, afirma uma fonte ligada à fábrica. Em razão disso, a Renault passou a dedicar atenção especial ao desenvolvimento da próxima geração do SUV, que ainda não tem uma data oficial para a estreia. “No Brasil, acho difícil que aconteça antes de 2017”, diz a fonte.

Sobre o futuro Duster, a fonte explica que a carroceria terá, basicamente, as mesmas formas do modelo atual, mas com medidas mais generosas. A plataforma será nova, seguindo a tendência de arquitetura modular. Além da versão tradicional com 4,3 metros de comprimento, a Renault está projetando uma maior, para comportar uma carroceria com cerca de 4,5 metros de comprimento, graças a um entre-eixos alongado. Essa será a base do Duster de sete lugares, prevista para chegar pouco tempo depois da versão de cinco ocupantes – no máximo, diferença de um ano.

dusternovo2.jpeg
Continua após a publicidade

Em relação ao estilo, para quem achou que o Duster 2016 incorporou elementos da picape conceitual Oroch, o New Duster terá ainda mais pontos de contato com o protótipo. Faróis e lanternas terão leds e a carroceria será contornada com molduras.

Os planos da Renault no Brasil também incluem a aposentadoria do atual Clio, que nos dará adeus no fim de 2016. Para o seu lugar, a fábrica estuda a possibilidade de escalar o Renault Pulse, que nada mais é do que o March com emblema Renault. Falta saber se a Nissan vai topar.

Outro passo na estratégia renovadora da marca será a aplicação do conceito downsizing em seus motores. Além de usar uma versão com tempero próprio do 1.0 três-cilindros da Nissan, a Renault criará um 1.2 turbinado baseado no atual 1.6 quatro cilindros. O 1.0 três-cilindros entra nos Renault a partir do ano que vem e o 1.2 turbo, em 2018 ou 2019. Este virá acompanhado de um câmbio automatizado e dupla embreagem.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.