Há dois anos, Renault e Geely anunciaram uma parceria com o objetivo principal de desenvolver novos motores em conjunto, mas essa união também está gerando outros benefícios. É o caso do novo SUV Renault Grand Koleos, que foi apresentado no Salão de Busan e será produzido e vendido na própria Coreia do Sul, onde a montadora possui uma base forte graças à sua antiga joint-venture com a Samsung, que recentemente foi renomeada para Renault Korea.
O fato é que o novo Grand Koleos coreano, nada mais é que o Geely Monjaro com algumas mudanças, que vão além das mudanças de logos. O comprimento, por exemplo, é maior no Renault: 4,78 m contra 4,77 m. Porém, o SUV chinês tem um entre eixos de 2,84 m, 2 cm maior que o do Koleos.
A Renault também tratou de fazer algumas alterações visuais que, embora sejam simples, ajudam a diferenciar os dois. O Grand Koleos tem grade remodelada e um novo para-choque dianteiro, além de uma porta com vincos mais curvos e profundos, capô mais curvado e vidro traseiro menor.
Mas as mudanças ficam mais do lado de fora. Por dentro, a Renault optou por deixar praticamente tudo como está, isso inclui painel frontal com três telas de 12,3 polegadas. A diferença é que o sistema operacional precisou ser trocado OpenR da montadora francesa, que oferece conectividade com o aplicativo myRenault.
A motorização do Monjaro também foi mantida, logo, o Grand Koleos é oferecido com um trem de força a combustão e outro híbrido plug-in. A primeira tem motor 2.0 turbo de 211 cv acoplado a uma transmissão automatizada de sete marchas.
Acima dela e equipada com o mesmo motor temos a versão esportivada Espirit Alpine, que além de rodas 20’’ — que substituem as originais de 19’’ — também traz emblemas específicos e uma caixa de câmbio automática de sete marchas.
No topo da gama, a versão híbrida plug-in combina um motor 1.5 turbo a outros dois elétricos, sendo que um deles funciona apenas como gerador. Apesar disso, a tração é apenas dianteira e o câmbio é automático de seis marchas. Ao todo, o sistema entrega 245 cv e a velocidade máxima em modo elétrico é de 130 km/h.
Com a expectativa de começar a ser vendido já em agosto, o Grand Koleos deve ter sua produção iniciada em breve na fábrica da Renault em Busan, na Coreia do Sul. Existe uma possibilidade que ele seja exportado para outros mercados, como a Europa, mas ainda não há confirmação quanto a isso.
Os planos da Renault é de “adotar” outros modelos da Geely, sendo que o mais provável de chegar em seguida é o SUV cupê Tugella.