Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Renault Duster de sete lugares, Bigster tem design antecipado por patentes

A marca divulgou o conceito no início de 2021, mas as novas imagens apresentam o visual consolidado que pode servir de base para a nova geração do Duster

Por Pedro Henrique Oliveira 20 Maio 2021, 00h12
Renault Bigster cinza visto 3/4 de frente
As imagens de patente mostram um visual parecido com o divulgado no conceito no início deste ano Reprodução/Renault

O desenho do Renault Bigster não é novidade, visto que a marca havia apresentado o conceito no começo de 2021 com o novo plano estratégico chamado “Renaulution”. A notícia do momento é um conjunto de imagens de patente que mostram o design definitivo do SUV de sete lugares. 

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90. 

De acordo com o jornal francês L’Automobile, o carro foi avistado na Espanha há duas semanas durante as filmagens de um comercial. O jornal afirma ainda que o modelo já tem data para ser revelado: 22 de junho. 

O novo SUV será baseado na plataforma CMF-B, da Aliança Renault-Nissan. Pelas novas imagens, é possível observar a grade que terá o logo junto a lanternas em LED. Ao lado, o modelo apresenta difusores de ar em formato de brânquias para melhorar a aerodinâmica do veículo. 

Renault Bigster cinza visto de lado
O novo SUV terá 4,6 metros de comprimento e acomodará sete pessoas Reprodução/Renault

 

Continua após a publicidade

Como visto no carro-conceito, as maçanetas das portas traseiras continuam ocultas e as barras no teto oferecem um visual mais alinhado ao off-road. As rodas são de liga leve bicolor, com cinco pétalas em cada. Na traseira, os faróis em formato de Y e o difusor grande corroboram com o que foi divulgado inicialmente. 

O Bigster deverá receber o novo motor 1.2 TCe de três cilindros, em diversos níveis de potências e tipos de hibridização, com direito ao sistema E-TECH, para melhorar a eficiência do SUV de 4,6 metros de comprimento.

Os motores TCe vem sendo feitos pensando na eletrificação e, além de contar com ciclo Atkinson, traz sistemas como injeção direta, cilindros com tratamento superficial aplicado com plasma (a fim de reduzir atrito) e alta taxa de compressão. O motor já respeita o rígido padrão Euro 7 de emissão de poluentes.

Renault Bigster cinza visto de frente
O logo da Renault será adicionado na grade com os detalhes em LED Reprodução/Renault

Com a confirmação do visual do Bigster após a divulgação das imagens de patente, é possível projetar como será a nova geração do Duster, que está prevista para 2024. O modelo deverá ter um conceito muito parecido ao SUV, mas com uma configuração menor, com cinco lugares.

Ainda em 2020, veio à tona a informação de que a Dacia (marca romena que produz os modelos na Europa) poderia antecipar o lançamento da nova geração do Duster. Na época, a informação foi divulgada pelo diretor de produtos da marca, Marc Suss, que anunciou a mudança do cronograma do SUV durante a apresentação do Sandero 2021. 

Renault Bigster cinza visto 3/4 de trás
As imagens de patente mostram os faróis em formato de Y, como a empresa havia divulgado em janeiro Reprodução/Renault

Como antecipado, a Dacia não cumpria os oito anos de vida-útil para a atual geração do Duster e lançaria uma nova geração em 2024, dois anos antes do previsto. As imagens de patente dão uma visão clara do que podemos esperar para o novo Renault Duster nacional.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas Abril
Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
Publicidade