A linha 2017 do Volvo V40 já está à venda no Brasil. O hatch sueco passou por leve facelift, apresentado no Salão de Genebra, em março, e que estreia agora no país.
O detalhe mais marcante são os faróis com DRLs de LEDs integrados, formando a assinatura visual que a Volvo chama de “martelo de Thor”, já vista no SUV XC90. O para-choque dianteiro também foi levemente modificado.
LEIA MAIS:
>> Volvo S90 T6 AWD: móvel de alto padrão
>> Volvo V40 T3 Kinetic: um negócio da… Suécia?
>> Volvo S60 sofre colisão lateral brutal na Rússia
A perda mais significativa foi do motor T3, o 1.5 quatro cilindros de 152 cv que equipava a versão de entrada Kinetic e que, por cerca de R$ 100 mil, oferecia ótimo custo-benefício dentro do segmento. A partir da linha 2017, mesmo a versão Kinetic terá o motor T4, um 2.0 de quatro cilindros que entrega 193 cv de potência e 30,6 kgfm de torque entre 1.300 e 4.000 rpm.
A transmissão é sempre automática de seis velocidades, formando conjunto que faz o hatch nórdico chegar aos 100 km/h em 6,9 segundos – muito mais rápido que os 9,2 s que o 1.5 obteve em nossos testes. Em contrapartida, o preço agora começa em R$ 129.990.
De série, a versão de entrada Kinetic traz ar digital bizona, bancos de couro (agora com novas opções de cores), central multimídia com DVD, faróis com leds, xênon e acendimento automático, sete airbags, City Safety (frenagem autônoma que impede colisões até 50 km/h) e o On Call, sistema de monitoramento que rastreia e presta assistência em situações de emergência.
A versão seguinte é a Momentum, que custa R$ 146.900 e incorpora equipamentos como faróis full led, banco dianteiro elétrico, chave presencial, sensores de estacionamento traseiros e de chuva e quadro de instrumentos digital com tela de 8″.
Em seguida vem a versão aventureira Cross Country, por R$ 156.900. Tem suspensão 4 cm mais alta, rack no teto, para-choques exclusivos, retrovisores em preto brilhante, spoilers laterais, saídas duplas de escapamento e rodas de liga leve de aro 18″.
Com o motor 2.0 rendendo 248 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, suficientes para chegar aos 100 km/h em 6,3 s, a versão esportiva R-Design tem volante com revestimento de couro, acabamento de alumínio e aletas para troca de marchas sequenciais. Os bancos são de couro perfurado. O preço começa em R$ 166.900.
Os concorrentes do V40 permanecem os mesmos: Audi A3 Sportback 1.4 TFSI (a partir de R$ 120.990) e Mercedes-Benz A 200 (R$ 139.900), ambos menos potentes que o Volvo. Já o BMW 120i continua num patamar acima de preço, partindo de R$ 157.950.
Ou seja: apesar de ter ficado mais caro, o V40 (agora com motor mais forte na versão de entrada) continua a ser uma opção interessante para quem deseja um hatch médio de categoria premium.