O vazamento prematuro de imagens da nova geração do Range Rover, ainda na semana passada, acabou com a surpresa da Land Rover. Mas a fabricante seguiu com a sua programação e promoveu o lançamento oficial do seu maior e mais luxuoso SUV.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 12,90
Esta nova geração, embora mantenha muito das linhas originais dos Range Rover, evolui para ter opções de carroceria curta, longa e até com sete lugares, além motorizações híbridas e a da previsão para uma versão elétrica, que chegará ao mercado em 2024. Mas vamos por partes.
Em relação à carroceria, o cliente pode escolher entre três tamanhos de carroceria: a normal, uma versão estendida e a nova opção com sete lugares. Essa última faz com que o modelo tenha 20 centímetros a mais de comprimento no balanço traseiro quando comparada à convencional.
Quanto aos motores, há duas opções disponíveis no primeiro momento. O primeiro é um V8 4.4 que entrega 537 cv e 76,5 kgfm. A segunda é uma híbrida leve composta por um motor V6 3.0 que pode entregar 304, 355 ou 405 cv dependendo da versão.
Por último, mas não menos importante, uma motorização híbrida plug-in estará disponível no começo de 2022. Essa opção terá até 510 cv e garantirá ao modelo até 100 quilômetros de autonomia elétrica. A marca confirmou o lançamento da versão elétrica para 2024.
O visual é exatamente o mesmo daquele divulgado pelas imagens vazadas. O modelo tem linhas limpas, com grade menor e sem grandes volumes, além de uma entrada de ar horizontal abaixo da grade. A traseira chama atenção pelas lanternas finas na vertical. A tampa do porta-malas mantém a abertura em duas partes.
O interior até que mudou bastante, com direito a console central feito de madeira, onde está o novo seletor de marcha. O SUV ainda tem novo volante, quadro de instrumentos digital de 13,7 polegadas e uma gigante central multimídia sensível ao toque com 13,1 polegadas.
Para os passageiros da segunda fileira há duas telas de 11,4 polegadas que integram o sistema de entretenimento. Além disso, há conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, além da assistente pessoal Alexa, da Amazon, disponível para alguns mercados.
A versão topo de linha, chamada de SV, preparada pela Special Vehicle Operations (SVO), também foi apresentada pela Land Rover. Ela permitirá uma extensa personalização por parte do cliente.
O Range Rover 2022 chega nas versões SE, HSE e Autobiography. Mas a versão chamada “First Edition” marca a estreia da nova geração. O modelo parte de £ 94.400 (com carroceria convencional), algo em torno de R$ 723.100 pela cotação atual e antes dos impostos.