Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Rampas para caçambas

Rampa eleva moto na caçamba, aumentando a capacidade de transporte das picapes

Por Marcelo Brettas
Atualizado em 9 nov 2016, 11h51 - Publicado em 6 abr 2011, 19h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Rampas para caçambas

    Sem dúvida, a melhor maneira de levar uma moto de um ponto a outro é acelerando. Mas às vezes isso não é possível.

    Carretas nem sempre inspiram confiança e aumentam o custo em pedágios. Picapes grandes custam caro e são pouco práticas. Picapes pequenas levam no máximo uma moto, e boa parte obriga a manter a roda traseira apoiada na tampa da caçamba (veja edição 611-A).

    O engenheiro Ernesto Becker, apaixonado por motociclismo off-road, tenta resolver a dificuldade de transportar motocicletas em picapes com o Off- Deck. Ele produz rampas que se adaptam a qualquer caminhonete – grande, pequena, com ou sem cilindro de gás -, permitindo levar até três motocicletas sem retirar a tampa traseira.

    A solução é posicionar as motos acima da tampa da caçamba. A rampa articulada tem medidas reduzidas quando fechada (150 x 40 x 10 cm). Não requer adaptação ou furo na picape. Simples regulagens, feitas através de parafusos e porcas na própria peça, permitem adequá- la a qualquer tamanho de caçamba (mínimo de 130 cm de comprimento) e altura de tampa (máximo de 55 cm).

    Continua após a publicidade

    O segredo do sistema está no posicionamento e altura do pé de apoio que eleva a roda traseira da moto. Através de furações, a peça é ajustada para passar acima da tampa da caçamba. Ao mesmo tempo, esse apoio deve ter base no limite de onde se fecha a tampa.

    Com a peça regulada para cada caminhonete, encaixa-se a motocicleta na calha guia, fixando-se a frente com cintas de amarração. Utilizando-se as alças soldadas na rampa, levanta-se a traseira da moto, permitindo que o pé de apoio se abra sobre o piso. Basta fechar a tampa e finalizar a amarração. Se você trocar de picape, pode adequar as regulagens da rampa à nova caçamba.

    O outro modelo Off-Deck, fixo, foi desenvolvido para caçambas que transportam cilindros de GNV. A frente fica apoiada sobre o cilindro, que é desenvolvido para suportar impactos e pressões, recomendando-se proteção de borracha para reduzir ruídos e arranhões. A traseira eleva-se sobre a tampa, como no modelo articulado. A utilização da rampa fixa em caçambas sem o cilindro de GNV determinou o desenvolvimento de um apoio frontal e, com ele, a possibilidade de elevação tanto da dianteira como da traseira da motocicleta, criando a possibilidade de transportar bagagem sob as motocicletas.

    Continua após a publicidade

    As calhas atendem à resolução 349 do Contran, que estabelece normas para transporte de cargas em automóveis, picapes e utilitários, e determina: “Será admitido o transporte eventual de carga indivisível, respeitados os seguintes preceitos: I) As cargas que sobressaiam ou se projetem além do veículo para trás deverão estar bem visíveis e sinalizadas. No período noturno, essa sinalização deverá ser feita por meio de uma luz vermelha e um dispositivo refletor de cor vermelha. II) O balanço traseiro não deve exceder 60% do valor da distância entre os dois eixos do veículo”.

    O fabricante não recomenda seu uso para motos com entre-eixos superior a 1,5 metros. Com acionamento manual por alavancas, a calha também não é indicada para modelos que ultrapassem 150 kg. Os dois modelos tem o mesmo preço: 620 reais.

    CUMPRE O QUE PROMETE? – SIM

    Utilizando os dois modelos de calha Off-Deck, colocamos com folga duas motos em uma Saveiro, que tem a menor caçamba da categoria (734 litros, com 100,6 cm de largura e 133,4 cm de comprimento). Sem o recurso, a picape sofre para transportar uma única motocicleta, aceitando apenas uma moto de roda pequena, como a Yamaha TTR 125, aro 16.

    Continua após a publicidade

    ONDE ENCONTRAR

    WWW.OFFDECK.COM.BR

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.