Nos Estados Unidos, nenhum veículo é tão popular quanto as picapes grandes: só em 2022, mais de 1,8 milhão de unidades das caminhonetes fullsize foram vendidas no país e, com a eletrificação iminente da frota, é natural que as picapes elétricas também surjam. Ford e General Motors já lançaram as suas; agora foi a vez da Ram.
A marca da Stellantis já havia anunciado a chegada da Ram 1500 REV, seu primeiro modelo a baterias. Agora, foi a vez de aproveitar a visibilidade do Super Bowl para, durante o intervalo do jogo, exibir a versão de produção da picape — com bastante bom humor.
O anúncio da Ram mostrou brevemente o modelo, mas abordou medos comuns de quem pretende adquirir seu primeiro carro elétrico. Questões como tempo de recarga, alcance e capacidade de reboque foram tratadas de maneira curiosa, com atores representando casais que exibiam tais angústias. A linguagem de duplo sentido, entretanto, também dava a entender que esses casais abordavam problemas de ordem sexual, como ejaculação impotência.
O que já sabemos?
Com reservas abertas, a nova 1500 REV chegará às lojas só no ano que vem, e, durante esse período, seus detalhes serão revelados aos poucos. De cara, é possível constatar que a ideia do carro-conceito foi seguida, com destaque para a assinatura luminosa bem chamativa, que vai dos faróis à falsa grade.
Ao mesmo tempo, a identidade das Ram a combustão não foi completamente abandonada. Os faróis, por exemplo, remetem à 1500 convencional, enquanto o capô traz saliências como se ali houvesse um motor V8 para acomodar (na verdade, há um porta-malas dianteiro).
Já se sabe que a picape elétrica estreiará a plataforma STLA Frame, de chassi sobre carroceria, que tende a ser o padrão da Stellantis para grandes veículos a bateria daqui para frente. Acerca de aspectos como performance e capacidade de carga, a Ram afirma que irá ser ainda melhor que as novas Ford F-150 Lightning e Chevrolet Silverado EV/GMC Sierra EV — sugerindo que a escolha de chegar por último tenha sido uma estratégia, a fim de dosar seus atributos.
Caso cumpra sua palavra, a 1500 REV chegará com dois motores nas versões mais caras; um em cada eixo, garantindo tração integral sem uso de cardan. Também é esperado sistema avançado de vetorização de torque, além do esterçamento das rodas traseiras.
Para não ficar atrás da concorrência, o modelo deve oferece números além dos 500 cv e 100 kgfm. A capacidade de reboque também deve se destacar, superando as cinco toneladas. Com sistema elétrico de 800 V, a Ram elétrica poderá ser carregada em potência tão incrível quanto 350 kW.
No Hummer EV, por exemplo, isso acrescenta 160 km de alcance em 10 minutos. Falando em autonomia, a expectativa é que a 1500 REV exceda os 800 km com a carga cheia.
Ainda há poucos detalhes internos divulgados, mas já sabemos que a central multimídia vertical está mantida. Além dela, há uma tela exclusiva do passageiro e um quadro de instrumentos digital (no conceito, os mostradores eram projetados no para-brisa).