Que tal dirigir usando o poder da mente?

Tecnologia da Nissan utiliza ondas cerebrais para antecipar manobras que o motorista pretende realizar

Tecnologia pode habilitar veículos a interpretar sinais cerebrais do motorista

Tecnologia pode habilitar veículos a interpretar sinais cerebrais do motorista (Divulgação/Nissan)

A Nissan desenvolve uma tecnologia que interpreta os sinais cerebrais do motorista para auxiliar a direção.

Sem dar detalhes sobre como o sistema funciona ou quais seriam as aplicações em um futuro próximo, o Brain2Vehicle (B2V) foi apresentado durante a CES – a maior feira de tecnologia do mundo, realizada em Las Vegas (Eua).

Sensores instalados em uma espécie de capacete lêem ondas cerebrais que são produzidas milissegundos antes da execução dos movimentos.

Condutores poderão interagir com o carro por ondas cerebrais

Condutores poderão interagir com o carro por ondas cerebrais (Divulgação/Nissan)

Ao realizar uma manobra ao volante, como uma mudança de faixa, há um tempo quase imperceptível entre o ato de pensar e da efetiva ação muscular do corpo – cerca de 300 milissegundos. É nesse espaço que o B2V atua.

“Essa tecnologia não lê pensamentos”, diz Lucian Gheorghe, pesquisador-chefe da Nissan. De acordo com o cientista, esses sinais são emitidos e podem ser captados e interpretados.

Resultado prático da pesquisa ainda não foi demonstrado

Resultado prático da pesquisa ainda não foi demonstrado (Divulgação/Nissan)

Para a Nissan, o objetivo do Brain2Vehicle é melhorar a qualidade da condução. Ao analisar o comportamento do motorista, a tecnologia pode ser relevante para ajudar carros autônomos a compreenderem a forma de dirigir do dono do veículo.

Motoristas inexperientes ou inseguros seriam os grandes beneficiados pelo B2V. Ao realizar a mudança de faixa em uma via de alta velocidade, o B2V pode antecipar a intenção do condutor e ajudar na execução da manobra, evitando acidentes.

Objetivo é acelerar os tempos de reação do motorista. Na imagem em 3D, protótipo do capacete de sensores

Objetivo é acelerar os tempos de reação do motorista. Na imagem em 3D, protótipo do capacete de sensores (Divulgação/Nissan)

Frenagens também podem ser executadas com antecipação, garantindo a parada alguns metros antes do ponto “normal”, sem auxílio da inteligência artificial.

Essa tecnologia serviria, portanto, para corrigir falhas ao volante e complementar o movimento necessário para a execução das manobras. Um dos sinais monitorados é a diferença entre a intenção da manobra e o movimento realizado.

Lucian Gheorghe, pesquisador-chefe da Nissan no projeto Brain2Vehicle

Lucian Gheorghe, pesquisador-chefe da Nissan no projeto Brain2Vehicle (Divulgação/Nissan)

O B2V corrige divergências entre esses dois momentos, se detectar por meio do monitoramento das ondas cerebrais, que algo não está acontecendo conforme o motorista pensou.

Segundo a Nissan, esse sistema poderia ser um aliado em carros autônomos com função manual. E traria prazer ao dirigir por devolver ao motorista a sensação de que está no controle.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s