Volkswagen perde para Renault-Nissan liderança de vendas em 2017

Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi é a maior vendedora de veículos leves do mundo

Não haverá mais limite de importação de modelos estrangeiros Comércio mundial de veículos tem novo líder

Comércio mundial de veículos tem novo líder (APPA/Divulgação)

O título de maior vendedor de veículos do mundo tem um novo dono: a aliança Renault-Nissan, com o reforço da Mitsubishi, ultrapassou o Grupo Volkswagen em 2017.

Para ficar à frente da alemã (que também é dona de Audi, Porsche, Seat, Skoda, Lamborghini e Bugatti), as três marcas contabilizaram apenas automóveis e comerciais leves, somando 10,61 milhões de veículos vendidos no ano passado.

O Grupo Volkswagen entregou 10,74 milhões de unidades no mesmo período. Porém, 200 mil são caminhões das marcas Scania e MAN – que também fazem parte do grupo.

Sem os pesados, os números caem para 10,54 milhões e, usando a mesma régua, a marca perde o primeiro lugar.

Dividindo os números de vendas em todo o mundo das três marcas da aliança, a nipônica Nissan atingiu um recorde de 5.816.278 unidades; a francesa Renault 3.761.634 veículos e a Mitsubishi, em seu primeiro ano completo na aliança, acumulou 1.030.454 carros.

Vice-líder em 2016, o Grupo Toyota Motor fechou 2017 em terceiro lugar. Contando com marcas como Lexus e Daihatsu no grupo, os japoneses registraram vendas de 10,3 milhões.

No entanto, a Toyota conta com o líder global e o SUV mais vendido.

No Brasil

Por aqui, o líder é outro. Além de ter o carro mais vendido do Brasil, a Chevrolet também é a líder nacional. Foram 394.099 unidades vendidas em 2017, segundo a Fenabrave. A marca ainda não divulgou seus dados globais.

Veja também

O Grupo FCA também não revelou seus números mundiais. No Brasil, a FCA (somando Fiat e Jeep), teve 379.509 veículos registrados – e a vice-liderança do mercado.

Por aqui, a aliança Renault-Nissan-Mitsubishi acumulou 267.697 unidades em 2017.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Antonio F. Cardoso

    Faltou ao editor dizer que ao Grupo VW é dono tambem da Bentley, Scania , Ducati e parte da Suzuli…. ocorre que ha 10 anos a VW já dizia que seria a maior montadora do mundo em 2017, mas o tiro saiu pela culatra com o “DieselGate”