Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

QUATRO RODAS de maio: conheça os carros mais baratos de manter no Brasil

O custo de um carro não se resume ao preço da compra ou às mensalidades do financiamento. Investigamos quais os carros mais baratos de se manter no Brasil

Por Redação
Atualizado em 6 Maio 2022, 17h30 - Publicado em 6 Maio 2022, 17h24

Pesquisar para fazer o melhor negócio na hora de comprar um carro novo é fundamental, mas não é o único cuidado que é preciso ter com o seu bolso. Manter um carro dá gastos, por isso QUATRO RODAS apurou entre os carros mais vendidos do Brasil quais deles são os mais baratos de se manter.

O Prêmio Menor Custo de Uso contempla os carros com menor custo de propriedade, ou seja, quanto a gastos com combustível, seguro e manutenção, em cinco categorias: hatches, sedãs, SUVs compactos, SUVs médios e picapes.

Os vencedores nem sempre são as escolhas mais óbvias de cada segmento.

Confira outros destaques da edição de maio:

Quatro Rodas Ed 757 maio 2022
(Arte/Quatro Rodas)

Picapes intermediárias: a nova Renault Oroch 2023 estreia o motor 1.3 TCe, turboflex e já chega enfrentando a Fiat Toro. As duas picapes intermediárias nunca estiveram tão bem alinhadas em preço e mecânica como agora. Será que a Oroch pode surpreender?

Quatro Rodas Ed 757 maio 2022
(Arte/Quatro Rodas)

Hyundai Creta ou Jeep Renegade? reunimos dois dos SUVs compactos mais desejados do momento para entender se o Jeep mais básico com motor mais potente é uma melhor compra que o Hyundai intermediário que tem praticamente o mesmo preço, mas 65 cv a menos.

Quatro Rodas Ed 757 maio 2022
(Arte/Quatro Rodas)

Audi R8 V10 Performance Spyder: a Audi ouviu nossas preces e, antes da aposentadoria do R8, criou uma versão que combina motor mais potente, tração traseira e a carroceria com teto retrátil.

Quatro Rodas Ed 757 maio 2022
(Arte/Quatro Rodas)

Eclipse Cross 2023: o visual exagerado, com o vidro traseiro partido, se foi. Agora o SUV médio está mais comportado e confortável, e ainda é um dos poucos SUVs com tração integral à venda no Brasil.

Quatro Rodas Ed 757 maio 2022
(Arte/Quatro Rodas)

Porsche 718 Cayman T: com melhoras no chassi, equipamentos de versões mais caras e exclusivas, e novos equipamentos o Cayman T se mostra um carro extremamente divertido, mesmo sem o motor mais potente da família.

E tem mais! Peterbilt 389, Jeep Compass 4xe, Ram 3500, Nissan Frontier PRO-4X

ATENÇÃO

A distribuição às bancas e assinantes de todo o Brasil começou hoje (6/5), mas o prazo de chegada pode variar dependendo da região.

Carta ao leitor – Todo benefício tem um custo

A relação custo/benefício de qualquer coisa tem no custo uma parte conhecida, concreta, objetiva. É algo que se dá em troca. Pode ser dinheiro, trabalho, tempo. Já o benefício depende de quem avalia. Pode ser concreto, objetivo e passível de medição. Mas também abstrato.

Continua após a publicidade

No caso de um carro, o benefício pode ser o prazer de dirigir. Ou seja, algo intangível. A não ser que se consiga mensurar satisfação, hormônios e brilho nos olhos do motorista quando acelera, muda a marcha, contorna uma curva.

Se coisas assim não fossem benefícios, como explicar o fato de alguém pagar pequenas fortunas em determinados carros sendo que qualquer modelo cumpre a função básica de ir de um lugar a outro?

E a compra de um automóvel não envolve apenas a aquisição. Existem os custos e os benefícios da propriedade do veículo: manutenção, seguro, combustível. Nesta edição, nós damos uma mão para quem está procurando um carro novo levantando o apelo racional dos veículos, durante o primeiro ano.

Quatro Rodas Ed 757 maio 2022
(Arte/Quatro Rodas)
No Especial Menor Custo de Uso, que começa na página 20, pesquisamos os gastos gerados por 25 dos modelos mais vendidos do nosso mercado, em cinco segmentos (hatches compactos, sedãs compactos, SUVs compactos, SUVs médios e picapes diesel), avaliando as principais despesas de cada um, somadas e apresentadas como custo mensal.

O trabalho de pesquisa e produção de texto coube ao colaborador Ale-xandre Ule Ramos e teve a parceria das fontes para conseguir as informações como a ANP (Agência Nacional de Petróleo), o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), a TEx e as fábricas (que forneceram os preços dos modelos).

O lado emocional, como gosto pelo design, simpatia pela marca etc., nós deixamos com você. Mas, de qualquer modo, aconselhamos a levar isso em conta também, porque, embora os tempos recomendem atenção aos custos, consideramos importantes todos os tipos de benefício.

Afinal, o comprador investe seu dinheiro e vai conviver com o veículo por um, dois, vários anos, e merece encontrar uma satisfação nisso. A não ser que seu maior prazer seja o de economizar. Se for assim, pode seguir nossas recomendações sem titubear. Boa leitura!

Quatro Rodas

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.