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Quando não havia SUVs, o Javali levava quase um minuto de 0 a 100 km/h

Relembre o teste do Javali, um jipe dos anos 1990 tão forte e valente quanto seus ascendentes, os tratores

Por Redação
Atualizado em 15 dez 2021, 19h13 - Publicado em 31 dez 2019, 07h00
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  • Jipe Javali
    (Claudio Larangeira/Quatro Rodas)

    O Javali demorou a aparecer – foram dois anos, desde a apresentação do seu protótipo, no Salão do Automóvel de 1988 -, mas chegou justificando plenamente o seu nome selvagem.

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    Sua sólida, robusta e até feia aparência parece afirmar que não basta ser forte: é preciso parecer forte. Afinal, o jipe Javali é fabricado pela CBT – Companhia Brasileira de Tratores. Sim, ele descende de tratores, rudes máquinas feitas para domar regiões difíceis.

    E procura restaurar, num mercado pobre de opções do seu tipo, as virtudes dos primitivos Jeep, inventados há quase meio século para ajudar os exércitos aliados a derrotar os nazistas na Segunda Guerra Mundial.

    Jipe Javali
    Javali: motor turbo e tração 4 x 4 (na lateral: o antigo Correvit, instrumento de medição usado por Quatro Rodas). (Claudio Larangeira/Quatro Rodas)
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    O Javali usa um motor diesel de três cilindros, derivado dos tratores CBT. Vem daí a explicação para o seu torque extraordinário – uma força estupenda, que surge, principalmente, nas baixas rotações.

    A razão disso está no enorme curso dos cilindros do motor: nada menos que 120 mm. E, como se não bastasse, ele ainda é turbinado, o que não acontece nos outros jipes.

    O Javali não foi feito para passear, mas sim para trabalhar. Sua aparência não tem qualquer apelo estético: ele é espartano em tudo. Daí ser o jipe brasileiro mais barato.

    Jipe Javali
    Volante e painel: total simplicidade (Claudio Larangeira/Quatro Rodas)

    Como os seus mais diretos concorrentes (Toyota e Engesa), o Javali tem o inconveniente de exigir que o motorista saia do veículo para ligar a tração 4×4 – o que é feito girando a chave da “roda livre” nas rodas dianteiras.

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    Além disso, para completar a operação, é preciso ainda acionar a alavanca da tração 4×4 que fica junto ao câmbio e ao lado de uma outra alavanca: a que reduz as marchas. Sob esse aspecto, o tradicional Jeep militar dos anos 40 levava vantagem: para ligar a tração, bastava fazer um único engate, e de dentro da cabine.

    A fim de evitar esse transtorno, uma alternativa é ligar a “roda livre”, sem, porém, acionar a alavanca da tração, para o caso de percursos pequenos e onde haja a possibilidade de se precisar do 4×4.

    Só que isso aumenta um pouco o consumo de combustível e o nível de ruído, que já é altíssimo. Esse, aliás, é o pior ponto do Javali: ele é muito barulhento e – pior – seu escapamento fica sob os pés – e ouvidos – do motorista.

    JAVALI
    Um veículo feito para a terra: boa estabilidade, mesmo em situações extremas (Claudio Larangeira/Quatro Rodas)

    É tamanha a barulheira que, durante o teste, foi preciso usar chumaços de algodão nos ouvidos para diminuir o incômodo. O teste, porém, é uma situação anormal.

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    No dia a dia, não se exige tanto assim de um veículo. Até porque, no caso do Javali, a força do motor aparece já na marcha lenta, o que torna desnecessário acelerar no máximo.

    Outro detalhe incômodo no Javali é a falta de um servo-freio. Sem ele, o motorista tem de forçar muito o pedal para segurar os 1.755 quilos do jipe.

    A fábrica suprimiu esse item para reduzir custos, pois num veículo a diesel o servo-freio é mais caro e complicado: como não há carburador que forneça o vácuo para acioná-lo, torna-se necessário acoplar um compressor ao sistema.

    Outros inconvenientes do modelo são os difíceis engates das alavancas de tração 4×4 e marcha reduzida e o espelho retrovisor interno, que está mal posicionado: ele é pequeno e fica longe. Resultado: não mostra corretamente o que acontece atrás.

    Jipe Javali
    (Claudio Larangeira/Quatro Rodas)
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    Por outro lado, o Javali tem qualidades. Uma delas é a boa capota de lona, reforçada, com fivelas firmes, zíperes suaves e uma vedação que resiste a mais torrencial chuva.

    Outro mérito é seu comportamento no fora-de-estrada. Ele enfrenta bravamente obstáculos e subidas íngremes na sem ratear. Essa é uma das vantagens do motor diesel: como ele não tem carburador, obviamente não tem um nível de cuba que possa sofrer alteração em subidas mais acentuadas.

    Outra vantagem do diesel é poder transpor charcos e riachos com menos riscos: afinal, ele não tem distribuidor para ser molhado.

    Com suas quase duas toneladas de peso, o Javali não é nem pode ser um veículo veloz. Ele atinge apenas 106 km/h de velocidade máxima e sua aceleração de 0 a 100 km/h demora 53,25 segundos.

    Jipe Javali
    (Claudio Larangeira/Quatro Rodas)
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    Por ser um jipe, sua velocidade média normal de uso, sobretudo fora de estrada, é de 40 a 60 km/h. E nessa faixa ele é bem eficiente e econômico. Chega mesmo a cobrir mais de 20 km com um único litro de diesel.

    Na estabilidade, o novo jipe agrada muito mais fora do que dentro da estrada. No asfalto, se o motorista aumentar a velocidade, terá que conviver com uma certa folga na direção, e aí precisará tourear o Javali.

    Mas essa folga no volante é proposital e pode ser regulada. Só que quanto menor a folga mais comprometida ficará a caixa de direção, que funciona à base de pinhão e rosca sem-fim.

    O Javali é um veículo simples e voltado exclusivamente para um tipo de uso em serviço. Sua buzina, por exemplo, existe só para casos de emergência e, por isso, não fica no volante – e sim escondida na coluna de direção.

    Jipe Javali
    Motor diesel turbo: de trator (Claudio Larangeira/Quatro Rodas)

    Da mesma forma, os instrumentos do painel são suficientes apenas para um jipe: termômetro, amperímetro, manômetro, marcador de combustível e um velocímetro tipo Fusca, de até 160 km/h – velocidade que o Javali só atingirá ladeira abaixo, desgovernado.

    Mas, apesar de ser um rude trabalhador rural, o Javali até que oferece algum conforto. Seus bancos são macios e com regulagem milimétrica do encosto, os pedais menos duros do que seria de esperar e as portas podem ser fechadas com as pontas dos dedos, sem bater.

    Ainda nesse aspecto, o porta-luvas é grande e com chave – detalhe importante num jipe que também é conversível.

    Só que o fato de se poder tirar a capota não tem qualquer conotação de lazer. O Javali não foi feito para isso. Sua real vocação é ajudar no trabalho duro e agradar a quem vive como Indiana Jones não por prazer mais por necessidade.

    Resultados

    Positivos:

    Negativos:

    Ficha técnica

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