Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Qual é a diferença entre os controles de estabilidade e de tração?

Entenda como funcionam os sistemas de segurança que serão obrigatórios para todos os carros do Brasil a partir de 2022

Por Gabriel Aguiar
22 ago 2018, 15h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Suzuki Swift Sport R
    Botão para desativar o controle de estabilidade no Suzuki Swift Sport R (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    O controle eletrônico de estabilidade será obrigatório no Brasil para modelos completamente novos a partir de 2020 e para todos os veículos leves em 2022.

    Mas com essa mudança podem surgir algumas dúvidas: quais são as diferenças entre ESC e ESP? Controle de tração é a mesma coisa? Um sistema depende do outro para funcionar?

    Funcionamento do ESP em condição de oversteer (saída de traseira) e understeer (saída de frente)
    Funcionamento do ESP em condição de oversteer (saída de traseira) e understeer (saída de frente) (Arrive Alive/Internet)
    Continua após a publicidade

    Começando pelas siglas, enquanto a primeira (ESC) é sinônimo para a tecnologia em inglês, a segunda (ESP) é patenteada pela Bosch e significa Programa Eletrônico de Estabilidade em inglês.

    E ainda há outros nomes, conforme o fabricante: DSC (Controle Dinâmico de Estabilidade), VSA (Assistência à Estabilidade do Veículo) ou VSC (Controle de Estabilidade do Veículo).

    O sistema é capaz de analisar trajetória do veículo e movimentos do volante com sensores. Se o ESC identifica alguma situação anormal, são acionados os freios de cada roda e até o torque do motor pode ser cortado.

    Continua após a publicidade
    Luzes no painel do Ka indicam se o controle de tração está desligado (off) ou atuante
    Luzes no painel do Ford Ka indicam se o controle de tração está desligado ou atuante (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    E se o carro tem controle eletrônico de estabilidade, ele também terá ABS (obrigatório no país desde 2014) e o controle de tração – já que ambos são necessários para o funcionamento do ESC.

    O sistema antibloqueio de frenagem (ABS) possui sensores de velocidade nas rodas e identifica se uma delas tende a bloquear, reduzindo a pressão do freio para impedir o travamento.

    Continua após a publicidade

    O principal objetivo do ABS é permitir que o motorista controle a trajetória do veículo durante frenagens intensas e/ou em piso de baixa aderência.

    Já o controle de tração – chamado TC e TCS – é capaz de identificar se as rodas giram em falso durante arrancadas e acelerações, reduzindo o torque diretamente no motor.

    Esse sistema precisa apenas dos sensores de velocidade de cada roda, assim como o ABS. Por isso, teoricamente, é possível oferecer o controle de tração em qualquer veículo com função antibloqueio de frenagem.

    Esse é o caso do Volkswagen Up! TSI, por exemplo, que é oferecido de série com o controle de tração M-ABS – apesar de não contar com o controle eletrônico de estabilidade.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.