Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Pyeonghwa Motors, a montadora norte-coreana

Ela foi criada em 1999 com o objetivo de ser um ponte entre as duas Coreias

Por Rodrigo Furlan
10 abr 2013, 15h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • geral

    A Coreia do Norte está diariamente nos noticiários, basicamente devido à imensa tensão criada pelo seu líder, Kim Jong-un, que ameaça atacar a Coreia do Sul e até mesmo o Japão e bases estadunidenses no Oceano Pacífico.

    Mas o que isso tem a ver com o mercado automotivo? Nem todos sabem, mas a Coreia do Norte já teve (ou ainda tem) uma montadora: a Pyeonghwa Motors. Trata-se de uma joint-venture liderada pela Igreja da Unificação da Coreia do Sul, aquela mesma fundada pelo reverendo Moon.

    A Pyeonghwa Motors foi criada com a proposta de ser uma ponte entre as duas Coreias. Tanto que seu nome, traduzido para o português, significa “paz”. Em seu site oficial, a companhia inclusive chega a idealizar a unificação dos países, com o lema “Unificação feita por nós, e não unificação que acontece conosco”, sugerindo que esse espírito deveria partir das próprias pessoas.

    Sempre houve, contudo, um obstáculo óbvio para a fabricante: a pobreza da população norte-coreana. Em outras palavras, poucas pessoas com dinheiro para adquirir um carro. Tanto que, apesar de ter capacidade para produzir 10 mil unidades ao ano, a planta da cidade de Nampo, fundada em 1999, fabricava poucas centenas de veículos anualmente.

    Continua após a publicidade

    Por sinal, os modelos produzidos e vendidos pela Pyeonghwa são um caso especial. Com licença para fabricar, comprar e vender carros usados, a gama de opções inclui veículos da Fiat rebatizados, como o Dobló (lá chamado de Ppoggugi) e uma geração bem antiga do Siena (denominado Hwiparam). Outros carros foram aproveitados de montadoras chinesas.

    No final de 2012, a Igreja da Unificação anunciou que tinha a intenção de fechar a Pyeonghwa Motors, ainda que afirmasse ter tido lucro nos anos anteriores. A proposta do CEO, o norte-americano Park Sang-kwon, era de abrir um novo negócio na Coreia do Norte e, para isso, cederia as instalações de Nampo ao regime de Kim Jong-un gratuitamente.

    Desde então, porém, não houve confirmação de nenhuma das partes envolvidas sobre o fim da montadora ou de sua continuidade. Mais interessante do que isso: Park Sang-kwon recebeu o título de cidadão honorário norte-coreano em janeiro deste ano, o segundo na história a receber tal comenda. Assim, é possível que a Pyeonghwa Motors continue a ser a única e hegemônica marca norte-coreana. Ao menos por algum tempo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.