Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Protótipo ou futuro ID.3 GTX? CEO da VW revela o novo conceito ID.X

ID.X é um hatch esportivo com uma boa performance feito da fusão de elementos da ID.3 e ID.4 GTX

Por João Vitor Ferreira Atualizado em 23 Maio 2021, 13h20 - Publicado em 23 Maio 2021, 13h18
novo prototipo id.x e CEO da Volkswagen
Ralf Brandstätter divulgou o novo protótipo em seu Linkedin e disse que é um carro muito divertido de pilotar Divulgação/Volkswagen

Ralf Brandstätter, CEO da Volkswagen, anunciou em seu perfil do Linkedin um novo conceito para a família de carros elétricos ID. Batizado de ID.X, o hatch esportivo é feito a partir da mesma estrutura do ID.3, mas utilizando algumas partes de alta performance do ID.4.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90 

A maior diferença do protótipo para o ID.3 original está na bateria. A original de 62 kWh foi substituída por uma de 82 kWh. Assim, os motores elétricos do ID.X podem entregar seus 333 cv e ter tração nas quatro rodas. E mesmo com uma bateria mais pesada, o veículo consegue ser 200 kg mais leve que o seu irmão.

Outro fator que torna o novo conceito superior é a aceleração. Segundo Brandstätter, o ID.X atinge de 0 a 100 kmh em 5,3 segundos. Não é nada muito incrível se compararmos com EVs de outras marcas, mas em comparação aos carros da VW, ele supera os 6,2 s do ID.4 GTX (versão esportiva do SUV) e os quase 6 segundos do Golf GTI Clubsport (versão mais potente do hot hatch).

novo interior do prototipo idx
Divulgação/Volkswagen

Segundo o CEO o veículo surgiu por vontade dos engenheiros após finalizarem o projeto o ID.4 GTX. “foi com ele (ID.4 GTX) que descobriram a diversão de desenvolver carros elétricos de alto desempenho. E então nós apenas os deixamos fazer isso.”

  • O visual é diferente e muito atrativo. Com a cor predominante preta e detalhes em verde fluorescente, o carro foi inteiro decorado, tanto por dentro como por fora, recebendo até detalhes nos tapetes e bancos. O CEO também confirmou que além da parte mecânica, o sistema de infoentretenimento recebeu modificações e um modo drift de direção – muito divertido de dirigir, segundo Brandstätter.

    mosaico postado no perfil do CEO
    Divulgação/Volkswagen

    Embora seja chamativo e empolgante, não há pretensões da Volkswagen de produzir o ID.X. Com o recém lançamento da versão GTX do ID.4, cria-se a expectativa que o ID.3 também receba uma. Seria então esse protótipo uma prévia do que vem por aí? Brandstätter sugere que sim: “Mesmo que o ID.X não seja um veículo de produção – pegaremos muitas ideias.”

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Capa Quatro Rodas 745 maio 2021
    Arte/Quatro Rodas
    Continua após a publicidade
    Publicidade