Faltam poucos meses para a chinesa Great Wall Motors (GWM, aqui) estrear no Brasil com o Haval H6. Mas antes mesmo do SUV chegar na sua versão padrão e cupê, parece que a montadora já está com uma nova variante do carro pronta para surgir.
Fotos de um protótipo circulam nas redes chinesas e correspondem a um novo utilitário da GWM, que pode ser a atualização de meia-vida do Haval H6, lançado em 2020. Seria uma reestilização intensa por dentro e por fora, mas mantendo a mesma plataforma veicular. Caso seja esse o caso, não seria estranho para uma fabricante da China manter ambas as versões do carro à venda.
Entre a semelhanças com o SUV médio que teremos em breve, estão os faróis que, mesmo sob forte camuflagem, parecem ter um design muito próximo ao da geração atual. Quanto à grade, pouco se pode ver da sua aparência, mas o formato também se assemelha ao do H6 lançado.
A traseira parece ter sido modificada, ganhando um novo vinco que corta o meio do porta-malas. Já as luzes, aparentemente, perderam a barra régua que as une, mas continuam com formato horizontal, ficando mais afiladas do que na geração atual do H6.
O mais interessante está no interior do protótipo. Uma olhada rápida e você já percebe que alguma coisa está faltando no console central. Não há alavanca nem sequer um seletor rotativo para as marchas, ficando a dúvida se elas serão alteradas por botões ou em alguma alavanca no volante.
Por outro lado, há uma grande tela que ocupa toda a extensão do painel e também serve ao passageiro — assim como mais abaixo, onde há dois carregadores de celular sem fio. O console central também agrega uma série de botões que não puderam ter suas funções identificadas.
De acordo com o site Car News China, haverá duas opções de motores: uma a combustão com motor 2.0 turbo e outra híbrida plug-in equipada com motor 1.5 turbo. Isso abriria a possibilidade da nova geração levar para o mercado chinês a mesma motorização do Haval H6 brasileiro, que até então é exclusiva. Ela traz motor 1.5 turbo junto de outros dois motores elétricos, um em cada eixo, em um sistema híbrido plug-in de 393 cv e que chegou aos 20,4 km/l em nosso teste.
Quando lançado, o protótipo misterioso com jeitão de H6 será o 12º SUV da Haval à venda na China. Atualmente, a marca conta com 10 utilitários em seu portfólio e já prepara o lançamento do H-Dog. A GWM também atua através de outras marcas, como a Wey, focada em SUVs de luxo, e a Tank, responsável por modelos mais parrudos.