Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Projeção: uma picape Jeep misturando elementos de Toro e Compass

Picape da Fiat e novo SUV da Jeep compartilham plataforma; produto seria ideal para o mercado americano

Por Redação Atualizado em 23 nov 2016, 21h44 - Publicado em 28 set 2016, 12h16
Projeção da Fiat Toro com a dianteira do novo Jeep Compass
Projeção da Fiat Toro com a dianteira do novo Jeep Compass

Recém-apresentado, o novo Jeep Compass já gera especulações baseadas nas possibilidades que o grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) tem pela frente. Uma delas: uma picape Jeep de tamanho intermediário, misturando elementos da Fiat Toro e do Compass.

O designer Theophilus Chin não perdeu tempo e preparou a projeção acima. O devaneio possui base teórica: tanto Toro como Compass são baseados em modificações da plataforma do Renegade. E se a Fiat já possui sua picape e a Jeep o seu SUV médio, nada impediria que os papéis fossem invertidos visando outros mercados.

As especulações a respeito de um SUV com a marca Fiat baseado na Toro existem desde o lançamento da picape, no final de 2015. Com a chegada do Compass, o grupo FCA tem a possibilidade de montar uma dupla de utilitários semelhante à formada por Fiat Freemont (mais acessível) e Dodge Journey (mais requintado).

Do lado da Jeep, uma picape com a estrutura da Toro e o visual do Compass (além de um maior refinamento, para distanciá-la de sua irmã da Fiat) seria interessante para diversos mercados – inclusive o maior deles, nos Estados Unidos, onde picapes com estrutura monobloco e características mais próximas dos veículos de passeio já começam a fazer sucesso, caso da Honda Ridgeline.

Em março, até mesmo o CEO das marcas Jeep e RAM admitiu a possibilidade de uma picape RAM baseada na Toro. A prática não seria inédita: a Fiat Strada brasileira já é vendida no México com o nome de RAM 750.

Nos EUA, o grupo FCA já tem em desenvolvimento uma nova picape baseada no Wrangler. Pelas próprias características do utilitário, porém, ela deve ser mais robusta e voltada para o off-road – enquanto que uma picape misturando elementos da Toro e do Compass teria perfil mais leve e urbano.

Algo que pode estimular os planos da FCA neste sentido é o sucesso que Renegade e Toro já conquistaram, e as perspectivas otimistas que cercam os segmentos de SUVs e picapes – ambos continuam registrando crescimento tanto no Brasil quanto nos EUA.

Continua após a publicidade

Publicidade