Projeção: uma picape Jeep misturando elementos de Toro e Compass

Picape da Fiat e novo SUV da Jeep compartilham plataforma; produto seria ideal para o mercado americano

Projeção da Fiat Toro com a dianteira do novo Jeep Compass Projeção da Fiat Toro com a dianteira do novo Jeep Compass

Projeção da Fiat Toro com a dianteira do novo Jeep Compass  (/)

Recém-apresentado, o novo Jeep Compass já gera especulações baseadas nas possibilidades que o grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) tem pela frente. Uma delas: uma picape Jeep de tamanho intermediário, misturando elementos da Fiat Toro e do Compass.

O designer Theophilus Chin não perdeu tempo e preparou a projeção acima. O devaneio possui base teórica: tanto Toro como Compass são baseados em modificações da plataforma do Renegade. E se a Fiat já possui sua picape e a Jeep o seu SUV médio, nada impediria que os papéis fossem invertidos visando outros mercados.

As especulações a respeito de um SUV com a marca Fiat baseado na Toro existem desde o lançamento da picape, no final de 2015. Com a chegada do Compass, o grupo FCA tem a possibilidade de montar uma dupla de utilitários semelhante à formada por Fiat Freemont (mais acessível) e Dodge Journey (mais requintado).

Do lado da Jeep, uma picape com a estrutura da Toro e o visual do Compass (além de um maior refinamento, para distanciá-la de sua irmã da Fiat) seria interessante para diversos mercados – inclusive o maior deles, nos Estados Unidos, onde picapes com estrutura monobloco e características mais próximas dos veículos de passeio já começam a fazer sucesso, caso da Honda Ridgeline.

Em março, até mesmo o CEO das marcas Jeep e RAM admitiu a possibilidade de uma picape RAM baseada na Toro. A prática não seria inédita: a Fiat Strada brasileira já é vendida no México com o nome de RAM 750.

Nos EUA, o grupo FCA já tem em desenvolvimento uma nova picape baseada no Wrangler. Pelas próprias características do utilitário, porém, ela deve ser mais robusta e voltada para o off-road – enquanto que uma picape misturando elementos da Toro e do Compass teria perfil mais leve e urbano.

Algo que pode estimular os planos da FCA neste sentido é o sucesso que Renegade e Toro já conquistaram, e as perspectivas otimistas que cercam os segmentos de SUVs e picapes – ambos continuam registrando crescimento tanto no Brasil quanto nos EUA.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s