Os pedágios com sistema de cobrança automática começaram a funcionar no estado de São Paulo com mais ênfase nos últimos meses. Nos primeiros 30 dias, mais de 12.000 motoristas passaram sem pagar no primeiro teste do sistema.
O pedágio, operado pela concessionária EcoNoroeste, é o primeiro sistema de cobrança automática instalado no estado de São Paulo.
Cerca de 143.000 veículos passaram pelo pórtico, com uma evasão de 8,4%. Em comparação a outros estados, onde o free flow funciona há mais tempo, a falta de pagamento foi maior. Porém, isso já era esperado.
O período considerado pela EcoNoroeste para este primeiro teste vai do dia 4 de setembro até 4 de outubro. O pedágio fica no km 179 da rodovia Laurentino Mascari (SP-333) e tem tarifa básica de R$ 8,90. Este primeiro fica localizado em Itápolis, no entanto, a empresa já começou a operar um segundo sistema em Jaboticabal.
O Governo de São Paulo avalia como boa a primeira experiência com o pedágio free flow. Apesar da alta evasão em comparação a outros estados, ela ficou abaixo das projeções feitas pelo governo e pela concessionária.
Outro detalhe a ser ressaltado é a alta utilização de tags no estado de São Paulo. Isso facilita e ajuda na diminuição das evasões. Segundo o governo de São Paulo, cerca de 82% dos veículos que passaram pelo novo pórtico estavam utilizando tags.
O governo prevê aumentar o número de sistemas de cobrança automática por toda São Paulo, substituindo as praças convencionais. O Rodoanel Norte será um dos próximos a receber o sistema free flow.
Mas como é cobrado o novo pedágio free flow?
A forma mais fácil de pagar é utilizando as tags, que ainda dão 5% de desconto. A cobrança feita pela própria operadora (Sem Parar, Veloe, ConnectCar, etc.), da mesma forma realizada na cobrança de pedágios tradicionais.
Já os usuários que não utilizam a tag devem realizar o pagamento em até 30 dias através do site, aplicativos ou em postos de atendimento da rodovia.
O não pagamento da tarifa é considerado evasão de pedágio, que é uma infração grave prevista no Código de Trânsito Brasileiro, com multa de R$ 195,13 e cinco pontos na carteira.
A utilização do novo sistema free flow é ótima, pensando no grande fluxo de carros que utilizam as rodovias de São Paulo diariamente. Claro, ao longo do tempo o número de evasões vai diminuir, assim como ocorreu em outros estados que utilizam o sistema há mais tempo. Mas é necessária uma mobilização por parte do governo e das concessionárias para educar os motoristas sobre o funcionamento do novo pedágio.