Versátil como um GTA, mas sem armas e impossível de matar até mesmo um animal. Essa é uma das propostas do The Crew 2, continuação do jogo de mundo aberto da Ubisoft que chega no dia 29 para computadores, Xbox One e PlayStation 4.
QUATRO RODAS teve a oportunidade de ter um primeiro contato com o jogo completo, rodando em um computador e com um controle do videogame da Microsoft.
Na ocasião foi possível perceber que o foco de The Crew 2 é o jogador eventual, com um apelo mais arcade e uma curva de aprendizado rápida.
Existem diferentes modos de dificuldade, mas qualquer um consegue aproveitar boa parte do game com apenas alguns minutos de jogatina.
“Procuramos criar um jogo que fosse desde o início sem restrições, e que qualquer pudesse aprender a jogá-lo rapidamente”, detalha Stéphane Beley, diretor do jogo.
Isso inclui até quem não é fissurado por carros – pela primeira vez na franquia será possível guiar motos, barcos e até aviões de acrobacias.
A troca entre eles se mostrou quase instantânea e bem curiosa: troque seu avião por um carro em pleno ar e seu bólido irá cair quase como uma pedra (mas com choque suave) até o chão.
Essa versatilidade, no entanto, limita o uso para jogadores que jogam com volantes. Segundo Beley, nessa situação é até possível pilotar um avião com a direção, mas a experiência é exótica. “O acelerador e freio fazem o avião subir e descer, enquanto o volante controla o rumo dele”, detalha.
O visual do jogo no computador (veja os requisitos mínimos ao final da matéria) é impressionante, com destaque para o ofuscamento do Sol e as gotas de água que se espalham de forma lógica pela carroceria.
O detalhamento dos veículos também é atencioso e inclui interiores funcionais, do velocímetro de cada carro ao horizonte artificial das aeronaves.
O enfoque na modalidade arcade cobra seu preço nos danos limitados à carroceria. “O resultado de colisões nas carrocerias é restrito, pois caso contrário após poucos minutos de jogo teríamos um carro completamente destruído e visualmente feio”, observa Julien Charpentier, diretor de narrativa do jogo.
Para os entusiastas o catálogo de cerca de 300 veículos pode agradar pela variedade. Há desde o novo Mazda MX5 Miata até o RB13 que correu pela Red Bull na temporada do ano passado da Fórmula 1.
Modelos novos, como a Mercedes-Benz Classe X, também estão presentes graças ao acesso antecipado que os produtores tiveram a esses veículos.
Segundo Beley, “praticamente todos” os carros foram gravados individualmente em circuitos fechados. Na prática, no entanto, o som de alguns modelos se mostrou artificial. A Ferrari F40, por exemplo, manteve seu característico ronco agudo, mas o ruído típico do turbocompressor é quase inexistente.
Esses detalhes, porém, não devem impactar no público alvo do game, muito mais amplo do que o de simuladores ou jogos especializados, como Gran Turismo e Forza.
The Crew 2 será lançado no dia 29 de junho para PlayStation 4, Xbox One e PC.
Requisitos mínimos (PC)
Configuração mínima – 30 FPS
Resolução: 1080p
Sistema operativo: Windows 7 SP1, Windows 8.1 ou Windows 10 (64-bit)
Processador: Intel Core i5-2400s @ 2.5 GHz ou AMD FX-6100 @ 3.3 GHz ou equivalente*
Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 660 ou AMD HD 7870 (2GB VRAM com Shader Model 5.0 ou superior)
RAM: 8GB
Configuração recomendada – 30 FPS
Resolução: 1080p
Sistema operativo: Windows 7 SP1, Windows 8.1 ou Windows 10 (64-bit)
Processador: Intel Core i5-3470 @ 3.2 GHz or AMD FX 6350 @ 3.9 GHz ou equivalente*
Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 760 ou AMD R9 270X (4GB/2GB VRAM com Shader Model 5.0 ou superior)
RAM: 8GB
Configuração recomendada – 60 FPS
Resolução: 1080p
Sistema operativo: Windows 7 SP1, Windows 8.1 ou Windows 10 (64-bit)
Processador: Intel Core i5-4690k @ 3.5 GHz or AMD Ryzen 5 1600 @ 3.2 GHz ou equivalente*
Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1060 (6GB), GTX 970 (4GB) ou AMD RX 470 (4GB/8GB VRAM com Shader Model 5.0 ou superior)
RAM: 8GB