Primeira moto de luxo da GWM tem motor de 8 cilindros e ameaça Honda
Nova moto é produzida pela submarca Souo, que já faz motos elétricas e com menores cilindradas no país asiático
O mercado automobilístico chinês está crescendo de uma forma nunca antes vista e traciona o mercado de carros elétricos e híbridos plug-in. Mas a produção de motos também é significativa e há quem queira ganhar participação entre as motos de luxo.
É o caso da GWM, que está se lançando no mercado de motocicletas com a marca Souo e uma enorme moto a combustão que mira ninguém menos que a Honda Gold Wing, uma das motos estradeiras de maior renome global.
Batizada como Souo S2000, esta moto combina um grande motor com uma grande carroceria, assim como a Honda.
A submarca da GWM já produz algumas motos elétricas, assim como variantes a combustão menos potentes. Esta é a primeira vez a empresa lança um produto mais rebuscado.
Entre as rodas, a nova moto da Souo traz um motor de oito cilindros contrapostos e 2.0, que gera 154 cv e 19 kgfm. A GWM afirma que o modelo pode alcançar os 210 km/h de velocidade máxima. Este é um imenso motor para se ter em uma moto, sendo maior até que o seis cilindros 1.8 de 126 cv da Honda. Ele está acoplado a uma transmissão de dupla embreagem de oito marchas.
Além do motor maior, a nova Souo S2000 também traz grandes dimensões. A distância entre-eixos é de 1,81 m, cerca de 11,5 cm maior que a Gold Wing. Por conta do motor e da grande carroceria, o modelo pode chegar a pesar até 461 kg.
A nova moto da GWM tem três versões de acabamento. A S2000 ST é o modelo mais básico, com menos equipamentos. Acima estão: a S2000GL, versão mais luxuosa adiciona um grande banco traseiro e caixas de bagagem, e a S2000 Founder Edition, que ganha um acabamento em preto fosco e dourado na carroceria.
De série, todas as versões estão equipadas com um quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, sensores de estacionamento traseiros, assentos aquecidos e a capacidade de receber atualizações pela internet.
A nova moto da GWM parte dos US$ 31.000 na China, cerca de R$ 183.000, um preço bem salgado, aliás. A sua principal concorrente, a Honda Gold Wing está disponível no Brasil por cerca de R$ 304.000.
Porém, na China, a grande dificuldade para a compra da nova Souo S2000 não é nem seu valor, mas sim encontrar estradas ou rodovias que se possa dirigi-la, já que por lá há muitas restrições para o uso de motos a combustão.