Diferente do que foi para muito de nós, o ano de 2021 não parece ter sido ruim para a Porsche: a marca de luxo do grupo Volkswagen parece não ter sido afetada pela crise mundial do mercado automotivo e, assim como a Rolls-Royce, teve o melhor ano de vendas da sua história.
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Ao todo, 301.915 unidades foram vendidos ao redor do mundo, o que representa um crescimento de 11% e ultrapassa as vendas pré-pandemia. Na América do Norte foram 70.025 veículos 0 km vendidos, o que supera os de 2020 em 20%. No Brasil, porém, o crescimento foi ainda maior.
Foram emplacadas 3.079 exemplares de Porsche novos, uma alta de 24% na comparação com 2021. Por aqui, também há um ranking atípico entre os carros mais vendidos. Não são os SUVs Macan ou Cayenne os líderes de vendas, como nos Estados Unidos. Quem liderou no Brasil, por mais um ano, foi o Porsche 911.
O esportivo mais icônico e tradicional da Porsche teve 852 unidades emplacadas no Brasil. O Porsche Macan vem na segunda posição, com 821 unidades. Só depois é que aparecem Cayenne (578 carros), o elétrico Taycan (385 unidades) e os 718 Boxster e Cayman que somaram 325 emplacamentos. Quem vendeu menos foi o Panamera, com 118 unidades.
E poderiam até ter vendido mais. Há modelos Porsche com fila de espera de meses e até mesmo o Taycan tem sua fila de espera. Vale considerar que quem configura um carro ao seu jeito já costuma esperar cerca de quatro meses para receber o carro.
SUVs lideram no mundo
O Porsche mais vendido no mundo inteiro em 2021 foi o Macan, com 88.362 unidades, seguido pelo Cayenne com 83.071 unidades. Surpreende é o elétrico Taycan na terceira posição, com 41.296 emplacamentos. Só depois dele aparece o Porsche 911, com 38.464 emplacamentos. E o Panamera (30.220 unidades) ainda vendeu mais que os 718 Boxster e 718 Cayman (20.502 carros).