Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Porsche cria 911 tão insano que é proibido até pelas regras da FIA

Nova versão usa como base o GT3 R usado em competições oficiais, mas ignora regras da FIA para ser o 911 mais potente ja projetado

Por João Vitor Ferreira
29 set 2023, 14h14

Esse é nada mais nada menos que o Porsche 911 mais insano já feito. Mais do que isso, ele é exclusivo para as pistas, mas nunca poderá participar de uma corrida oficial. Isso porque a montadora decidiu pegar o 911 GT3 R, que é oficialmente usado em competições, e ignorar qualquer norma imposta pela FIA.

E assim nasceu o 911 GT3 R Rennsport. Ele pega tudo de bom que o carro oficial tem e eleva isso à máxima potência. Quer um bom exemplo? O motor seis cilindros 4.2 pode chegar aos 9.400 rpm e gerar até 619 cv, enquanto a versão mais contida para nos 585 cv. Outro detalhe é que ele não vem com silenciador, que pode ser adicionado como item opcional. Mas para que?

Porsche 911 GT3 R Rennsport
(Divulgação/Porsche)

Para atingir tamanha potência, o motor passou por algumas modificações. Os pistões e árvores de cames foram especialmente desenvolvidos para essa versão. Esse modelo também pode rodar com combustíveis E25, como bioetanol e combustíveis sintéticos (e-Fuel). Isso significa que além de muito rápido, ele também poderá ser neutro em carbono.

Porsche 911 GT3 R Rennsport
(Divulgação/Porsche)

Já a transmissão não sofreu grandes alterações e continua sendo sequencial e de seis marchas, além de usar as mesmas relações do GT3 R que correu em Daytona. A suspensão é do tipo multilink nas rodas traseiras e de braço duplo na frente. A Porsche usou amortecedores KW, que podem ser ajustados em cinco direções diferentes e tem função de sopro.

Porsche 911 GT3 R Rennsport
(Divulgação/Porsche)

Os freios são AP monobloco feitos de alumínio e com pastilhas com placas de suporte feitas de titânio, para reduzir a massa não suspensa em cerca de 1 kg. No geral, esse 911 é bem leve, pesando apenas 1.240 kg. Claro que a tração é sempre traseira.

Continua após a publicidade
Porsche 911 GT3 R Rennsport
(Divulgação/Porsche)

O 911 GT3 R Rennsport também ganhou rodas exclusivas BBS de 18’’, que são calçadas por pneus Michelin especiais. Eles têm paredes laterais mais grossas, que ajudam a contrabalancear os efeitos da aerodinâmica pesada do carro. Além disso, eles têm melhor aquecimento e dirigibilidade.

Porsche 911 GT3 R Rennsport
Asa gigantesca é o principal charme da versão (Divulgação/Porsche)

Fique tranquilo que não nos esquecemos dela. Provavelmente você notou que esse 911 tem um detalhe muito peculiar na carroceria. A asa traseira é gigantesca, muito maior que a do GT3 R original. De acordo com a Porsche, ela gera tanta força descendente que foi necessário instalar dois suportes laterais extras para compensar. Mas sua escolha não foi por acaso.

Porsche 911 GT3 R Rennsport
(Divulgação/Porsche)

A asa é fortemente inspirada no 935 do final da década de 70. Esse modelo corria pela equipe Brumos Porsche e foi o responsável por dar à montadora alemã seu sétimo título geral em Le Mans, no ano de 1978.

Continua após a publicidade
Porsche 911 GT3 R Rennsport
(Divulgação/Porsche)

O aerofólio é tão grande que pode até ter tirado a sua atenção de outros detalhes. Os retrovisores, por exemplo, são substituídos por câmeras. Já do lado de dentro, o motorista anda sozinho, já que a gaiola de proteção não permite um segundo assento. A iluminação interna também é inteira customizável, assim como os faróis.

Compartilhe essa matéria via:

Se você tiver dinheiro suficiente e acesso fácil a uma pista de corrida, pode preparar o bolso para gastar US$ 1.046.000, que na conversão direta dá cerca de R$ 5.230.000. Mas se prepare para uma grande concorrência, pois a Porsche produzirá apenas 77 unidades desse 911 ultra raro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.