Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Porsche apresenta seu novo 911 GT3 Cup, que usará gasolina sintética

A ideia da Porsche é difundir rapidamente o modelo em suas competições nacionais e utilizar o novo eFuel

Por Eduardo Passos
Atualizado em 14 dez 2020, 21h49 - Publicado em 14 dez 2020, 16h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O novo Porsche 911 GT3 Cup aproveita a plataforma do 911 Turbo, mas não trás turbocompressor
    O novo Porsche 911 GT3 Cup aproveita a plataforma do 911 Turbo, mas não trás turbocompressor (Divulgação/Porsche)

    Com o calendário automobilístico de 2020 chegando ao fim, a Porsche anunciou nesta segunda-feira (14) o novo Porsche 911 GT3 Cup, usado nas competições da marca. Além de novo pacote aerodinâmico e mudanças na mecânica, o modelo é baseado na geração 992 do icônico modelo alemão e virá pronto para a promissora gasolina sintética.

    Assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90!

    Publicidade

    Movendo o esportivo, haverá o mesmo motor boxer 4.0 aspirado com seis cilindros, que tem cárter seco e gera cerca de 48 kgfm de torque e 510 cv de potência. Em comparação, os Porsche que competem na edição brasileira da GT3 Cup têm cerca de 50 cv a menos. Ponto para o provável remap da alimentação.

    A transmissão é do tipo “dog”, com engrenagens de dentes retos. Desse modo, inverte-se a lógica que aprendemos na autoescola: quanto mais rápida a liberação da embreagem melhor, tudo isso sem anel sincronizador. Para ganhar ainda mais tempo nas trocas, o câmbio é, claro, sequencial via borboletas no volante.

    Continua após a publicidade
    No interior há novos volante e painel de instrumentos, para ficar bonito nas câmeras onboard
    No interior há novos volante e painel de instrumentos, para ficar bonito nas câmeras onboard (Divulgação/Porsche)

    O novo 911 começou a ser desenvolvido ainda em 2019, e aproveita a plataforma do 911 Turbo, o que resulta em maior largura da carroceria. Esse espaço extra também foi aproveitado para redesenhar detalhes, como o aerofólio traseiro estilo ‘pescoço de ganso’, que geram maior pressão aerodinâmica.

    Publicidade

    “O novo 911 GT3 Cup inicia um novo capítulo. Nossa meta é bater 5.000 unidades produzidas no próximo ano. Como a linha anterior, esse modelo ajudará uma geração inteira de pilotos talentoso em suas carreiras automobilísticas”, ressaltou Michael Dreiser, diretor de vendas da Porsche Motorsport.

    O novo modelo ganhou 28 cm de largura, atingindo a marca de 1,9 m
    O novo modelo ganhou 28 cm de largura, atingindo a marca de 1,9 m (Divulgação/Porsche)

    A montadora alemã também destacou que seus novos carros deverão usar a nova gasolina sintética, não-poluente, que vem causando burburinho. A turma de Stuttgart também revelou o preço unitário: 225 mil euros.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Interessada em popularizar seu novo carro de corrida, a Porsche quebrará a tradição de estrear o novo modelo do 911 GT3 na Porsche Supercup — categoria de suporte à Fórmula 1. Desse modo, o ‘brabo’ chegará ainda em 2021 às versões de Alemanha, França, Ásia, Benelux e América do Norte da GT3 Cup. À edição brasileira, entretanto, não foi dada previsão.

    Com a traseira 1,8 cm mais larga, será possível acoplar rodas de aro 13'' no eixo traseiro e 12'' no dianteiro. O ronco com o eFuel, promete a Porsche, será idêntico
    Com a traseira 1,8 cm mais larga, será possível acoplar rodas de aro 13” no eixo traseiro e 12” no dianteiro. O ronco com o eFuel, promete a Porsche, será idêntico (Divulgação/Porsche)

    A partir de fevereiro as equipes começam a receber seus brinquedinhos, que chegam com ferramentas especiais de ajuste e espaçadores da suspensão tipo wishbone, a fim de permitir o melhor ajuste a diferentes circuitos. 

    Publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Capa 739

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.