Com o calendário automobilístico de 2020 chegando ao fim, a Porsche anunciou nesta segunda-feira (14) o novo Porsche 911 GT3 Cup, usado nas competições da marca. Além de novo pacote aerodinâmico e mudanças na mecânica, o modelo é baseado na geração 992 do icônico modelo alemão e virá pronto para a promissora gasolina sintética.
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Movendo o esportivo, haverá o mesmo motor boxer 4.0 aspirado com seis cilindros, que tem cárter seco e gera cerca de 48 kgfm de torque e 510 cv de potência. Em comparação, os Porsche que competem na edição brasileira da GT3 Cup têm cerca de 50 cv a menos. Ponto para o provável remap da alimentação.
A transmissão é do tipo “dog”, com engrenagens de dentes retos. Desse modo, inverte-se a lógica que aprendemos na autoescola: quanto mais rápida a liberação da embreagem melhor, tudo isso sem anel sincronizador. Para ganhar ainda mais tempo nas trocas, o câmbio é, claro, sequencial via borboletas no volante.
O novo 911 começou a ser desenvolvido ainda em 2019, e aproveita a plataforma do 911 Turbo, o que resulta em maior largura da carroceria. Esse espaço extra também foi aproveitado para redesenhar detalhes, como o aerofólio traseiro estilo ‘pescoço de ganso’, que geram maior pressão aerodinâmica.
“O novo 911 GT3 Cup inicia um novo capítulo. Nossa meta é bater 5.000 unidades produzidas no próximo ano. Como a linha anterior, esse modelo ajudará uma geração inteira de pilotos talentoso em suas carreiras automobilísticas”, ressaltou Michael Dreiser, diretor de vendas da Porsche Motorsport.
A montadora alemã também destacou que seus novos carros deverão usar a nova gasolina sintética, não-poluente, que vem causando burburinho. A turma de Stuttgart também revelou o preço unitário: 225 mil euros.
Interessada em popularizar seu novo carro de corrida, a Porsche quebrará a tradição de estrear o novo modelo do 911 GT3 na Porsche Supercup — categoria de suporte à Fórmula 1. Desse modo, o ‘brabo’ chegará ainda em 2021 às versões de Alemanha, França, Ásia, Benelux e América do Norte da GT3 Cup. À edição brasileira, entretanto, não foi dada previsão.
A partir de fevereiro as equipes começam a receber seus brinquedinhos, que chegam com ferramentas especiais de ajuste e espaçadores da suspensão tipo wishbone, a fim de permitir o melhor ajuste a diferentes circuitos.
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