Clique e assine por apenas 8,90/mês

Porsche 911 ganha visual off-road com pneus cravejados e rack de teto

Veículo foi modificado por empresa especializada em modelos para uso fora de estrada. Inspiração veio dos Porsche de rali da década de 1980

Por Renan Bandeira - 28 abr 2020, 15h14
Suspensão alta e novo conjunto de roda-pneu chamam atenção H&R Offroad/Reprodução

Quando imaginou que veria um clássico Porsche 911 com rack de teto, suspensão alta e pneus cravejados? Se a resposta foi “nunca”, você está completamente equivocado.

Um colecionador alemão se inspirou nos Porsche 953 do rali Paris-Dakar da década de 1980 e modificou drasticamente seu clássico 911 de 1986.

Porsche 953 que corriam o rali Paris-Dakar na década de 1980 Internet/Reprodução

A mudança não aconteceu só visualmente: o veículo agora carrega o nome Syberia RS na frente e traseira – além da assinatura Porsche.

De início, é visível que o 911 ganhou suspensões altas. Elas foram feitas sob medida pela empresa alemã H&R – especializada em veículos off-road.

O conjunto ainda conta com amortecedores ajustáveis e molas especiais.

Traseira ganhou nova assinatura: Syberia RS H&R Offroad/Reprodução

As rodas clássicas foram mantidas, mas os pneus cravejados são totalmente diferentes do que se espera para um Porsche.

Para o conjunto roda-pneu caber na caixa de roda, os pára-lamas foram alargados.

A estrutura do Porsche foi toda modificada para suportar saltos e outros impactos, comuns em competições de rali de velocidade.

Embora tenha mantido detalhes do 911, pára-choque agora é todo perfurado H&R Offroad/Reprodução

O balanço dianteiro do veículo ganhou faróis auxiliares no capô, pára-choque perfurado e cabo de força para casos de atolamento.

A traseira manteve o nome Porsche, mas ganhou uma nova assinatura “Syberia RS” e ganchos para reboque. O característico aerofólio foi mantido e o 911 ainda recebeu rack de teto.

Continua após a publicidade
Os bancos Recaro são de competição e têm acabamento em couro H&R Offroad/Reprodução

O interior manteve apenas o painel original do 911. Os bancos foram substituídos por esportivos da Recaro e o volante é um Momo de competição.

Além disso, o veículo foi equipado com alavanca de câmbio alongada e santantônio. Ele perdeu os bancos traseiros para alívio de peso – solução comum em carros de competição.

Volante Momo de três astes é clássico entre competidores H&R Offroad/Reprodução

Não há especificações técnicas sobre o veículo após as mudanças.

No entanto, caso tenha mantido o propulsor original, o Syberia RS é equipado com um motor seis-cilindros refrigerado a ar de 3,2 litros que gera 218 cv e 27 kgfm de torque com câmbio manual de cinco marchas.

Os Porsche da década de 1980 têm se tornado ainda mais populares. A transformação do 911 para o Syberia RS é um tanto discutível, no entanto, existem empresas especializadas em atualizar o modelo para os dias de hoje.

Exemplo disso é a Singer Vehicle Design, uma empresa norte-americana especializada em modificações de Porsche 911 e 964 Targa.

Atualização modifica também suspensão e conjunto roda-pneu Singer Vehicle Design/Reprodução

A Singer mantém as características dos modelos, mas troca parte da carroceria por painéis de fibra de carbono para redução de peso.

Além disso, deixa empresas como Cosworth, Williams e Ed Pink retrabalharem os antigos motores para ter um ganho significativo de potência.

Os modelos que passam pelas mãos da Singer geralmente são destinados para corridas, e seus preços variam entre US$ 475.000 e US$ 1,8 milhão (cerca R$ 2,6 milhões e R$ 10 milhões).

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Fernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
Publicidade