Em 2019, o Sandero emancipou o Stepway tornando o aventureiro um modelo propriamente dito com direita até a versões próprias. Até então só estava disponível com o motor 1.6 16V flex de 118/115 cv (etanol/gasolina) e 16 kgfm nas versões Zen manual (R$ 98.090) e Iconic CVT (R$ 109.490).
Agora, porém, o modelo passa a ter a opção do motor 1.0 aspirado que rende até 82 cv. O Stepway 1.0 2023 chega ás concessionárias como versão de entrada por R$ 77.990. Ao mesmo tempo, mata o Sandero 1.0 S Edition, que custava R$ 83.190, e será tirado de linha.
Não há muitas mudanças no design e portanto permanece com para-choque com apliques em preto e os faróis de neblina com moldura cromada. Foram mantidas também as molduras pretas nas caixas de roda, barras de teto pintadas de prata, além de emblema com o nome do carro nas portas dianteiras.
A diferença em relação ao 1.6 Iconic CVT são as rodas. A versão 1.0 apresenta rodas de aço de 15 polegadas com calotas, enquanto a opção topo de linha oferece rodas de liga leve de 16 polegadas.
Interior
Por dentro o Stepway 1.0 traz acabamento em preto brilhante no painel, além de bancos revestidos em tecido, que trazem novo padrão de figuras geométricas no desenho, além de espumas de maior densidade, segundo a Renault.
Entre os itens de série, o banco do motorista com regulagem de altura, ar-condicionado manual, direção eletro-hidráulica, vidros elétricos dianteiros com função “ um toque”, travas de portas e abertura do porta-malas com acionamento elétrico, sensor de estacionamento e faróis de neblina.
Soma também quatro airbags e central multimídia Media Evolution com conexão com Android Auto e Apple Carplay por cabo.
Sob o capô
O conhecido propulsor tricilíndrico 1.0 SCe flex entrega até 82 cv de potência a 6.300 rpm e 10,5 kgfm a 3.500 giros, sempre casado com um câmbio manual de cinco marchas.
Esse motor é econômico e fez na nossa pista 13,9 km/l na cidade e 16,3 km/l na estrada, quando equipava o Sandero. Porém o seu 0 a 100 km/h foi cumprido em lentos 16,6 segundos.
Inclusive essa configuração do Sandero com o motor 1.0 deixa de existir com o lançamento do Stepway 1.0, o Sandero S Edition 1.0 é descontinuado e portanto a Renault aposenta o nome Sandero e o Stepway tem exatamente o mesmo destino em breve.
A Renault já anunciou que Sandero e Stepway, assim como o Logan, não terão novas gerações lançadas no Brasil. A tendência é que não passem de 2024.
O foco são os SUVs e a marca anunciou um investimento de R$ 2 bilhões no desenvolvimento de um SUV compacto que tomará o lugar de uma vez só de Logan e Sandero.