Por que Steve Jobs nunca emplacou seus carros da Mercedes?
O ex-magnata e fundador da Apple sempre dirigiu seu Mercedes-Benz SL55 AMG sem placa e nunca infringiu a lei estadunidense
Carros de luxo são comuns entre os magnatas da tecnologia nas ruas do Vale do Silício, nos Estados Unidos. Porém, raramente você vê ou conhece algum que troca o seu Mercedes-Benz SL55 AMG a cada seis meses e circula livremente sem placa. Mas essa era a rotina do Steve Jobs, cofundador da Apple e morto em 2011.
Segundo o site Applesfera, Jobs fazia questão de dirigir diariamente seu Mercedes da sua casa em Palo Alto até a sede da Apple, mas seu carro era trocado a cada seis meses por um modelo totalmente novo e idêntico.
Mas, até aí, Steve tinha dinheiro para trocar de carro todos os dias, caso esse fosse seu desejo. A grande questão é que todos os Mercedes-Benz SL55 AMG que passaram pelas mãos do falecido fundador da Apple não foram emplacados. E não havia nada de ilegal nisso.
Embora não pareça, Jobs não estava infringido nenhuma lei ao utilizar o seu veículo sem placa, mas aproveitando uma brecha legal. Seus SL55 AMG, avaliados em cerca de US$ 120.000, eram adquiridos por meio de um contrato de leasing que previa a troca do carro a cada seis meses.
A lei local permitia que carros recém-saídos da concessionária possam rodar por até 180 dias sem placa. Portanto, assim, o ex-CEO da Apple conseguia rodar com seu carro sem a utilização de placa. Provavelmente, também não precisaria se importar nem mesmo com a primeira revisão do carro antes de trocá-lo.
Porém, essa brecha deixou de existir em 2019. Agora, todos os carros novos precisam ser registrados imediatamente e sair da concessionária com uma placa temporária impressa em papel na Califórnia.
O motivo para este acordo, que podemos definir minimamente como peculiar, foi exclusivamente pensado para a garantia de privacidade do ex-empresário. As placas são vinculadas ao proprietário e determinados dados, Jobs evitou isso ao dirigir sem elas.
Entretanto, isso não foi um obstáculo para que o carro de Steve fosse fotografado por paparazzis no Vale do Silício. Por sua raridade, ao ver um Mercedes na cor prata e sem placa, muitos não hesitaram em fotografar o carro nas ruas da Califórnia.