Pneus sem ar e que não furam são uma realidade e podem estar presente nas ruas já no ano que vem. O Michelin UPTIS já foi aprovado em rodagens urbanas em baixa velocidade, mas agora ele passou no teste de alta velocidade, a até 210 km/h. O teste em pista foi realizado a pedido de agências policiais europeias, segundo a fabricante.
“A polícia de alguns países europeus nos visitou e disse: ‘Pessoal, queremos isso nos nossos carros, porque quando temos que correr atrás dos bandidos, geralmente eles colocam uma bala em nossos pneus antes de fugirem. Então, precisamos disso´”, disse em entrevista o vice-presidente sênior da Michelin, Bruno de Feraudy.
“Eles queriam testar o UPTIS e o testaram a 210 km/h em nosso circuito de teste interno. E funcionou bem”, diz Feraudy.
Os novos pneus apareceram primeiro em testes com o Chevrolet Bolt e em 30 vans de entrega Toyota HiAce DHL em Cingapura, neste ano, para testar sua utilidade em veículos comerciais de velocidade relativamente baixa. Agora, sabemos que os pneus podem ir muito mais rápido. A Michelin não confirmou em qual veículo os pneus foram testados, mas afirmou que eram “veículos policiais normais”.
A Michelin acredita que o UPTIS não substituirá os pneus em todos os lugares, mas será aplicado em veículos onde um furo seria um grande problema, como carros policiais, autônomos e veículos comerciais.
Menegaux revelou ainda que a fabricante está em negociação com a Tesla e a General Motors sobre a continuação dos testes dos pneus UPTIS.