Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

PL quer mudar o valor das multas conforme o preço do carro

Projeto de lei vincula multa de trânsito ao valor de mercado do veículo. O objetivo é tornar o sistema de penalização mais igualitário entre os motoristas

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 fev 2025, 22h57 - Publicado em 19 fev 2025, 17h00
Multa de trânsito PRF infração fiscalização
 (Gov.BR/Divulgação)
Continua após publicidade

O fato do valor das multas serem fixos sendo alterado apenas pela gravidade torna a penalidade desigual, afinal os motoristas com maior poder aquisitivo serão menos afetados do os que possuem uma renda menor. Esse é o argumento do deputado Kiko Celeguim (PT-SP) ao criar o Projeto de Lei (PL) 78/25 que substitui o valor fixo das multas de trânsito por um percentual do preço de mercado do veículo.

Atualmente, o código prevê quatro valores fixos para as multas, conforme a gravidade. Por exemplo, infração gravíssima, como dirigir sem carteira de habilitação (CNH), atualmente é punida com multa de R$ 293,47. O projeto muda esse valor em reais por um percentual vinculado ao preço do veículo, que sobe de acordo com a gravidade da infração

O valor de mercado do automóvel será determinado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com atualização anual e não foi citado no texto do PL se seguirá os preços oficiais da tabela Fipe, como ocorre para o cálculo do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores).

PL MULTA

O proprietário de um carro que custa R$ 100.000 assistirá o valor das multas aumentarem (um pouco) se o projeto de lei for aprovado. Caso cometa uma infração grave terá que pagar R$ 200 enquanto atualmente paga R$ 195,23. Já na gravíssima a diferença é mais significativa: pagará R$ 350 ao invés de R$ 293,47. Agora se o carro for avaliado em R$ 200.000 a multa gravíssima será de R$ 700.

Continua após a publicidade

O objetivo, segundo o autor do projeto é tornar o sistema de aplicação de multas de trânsito mais equitativo. Celeguim avalia que o modelo atual, de valores fixos, gera consequências desproporcionais entre os motoristas de diferentes classes sociais, e não pune adequadamente os condutores de alta renda.

Compartilhe essa matéria via:

“Enquanto para proprietários de automóveis de menor valor o impacto financeiro das multas pode ser extremamente significativo, para condutores de veículos de luxo, o mesmo valor torna-se irrisório”, afirma Celeguim, em entrevista para Agência Câmara de Notícias. 

Continua após a publicidade

Outros pontos da lei de trânsito, como o sistema de pontos na CNH e os fatores multiplicadores para as infrações gravíssimas não são alterados pelo projeto.

O projeto de lei será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Caso aprovado o projeto deverá ser regulamentado em 90 dias e passará a valer em 180 dias.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.