Picape Riddara RD6 ganha versão híbrida na China contra BYD Shark
Submarca da Geely quer mais espaço no mercado global de picapes com uma opção híbrida, usando motor 1.5 turbo e com até 1.068 km de autonomia

Lançada no Brasil em março, a Radar RD6 só tinha motorização elétrica. Para ampliar a sua participação no mercado global, a fabricante chinesa decidiu transformá-la em uma picape híbrida plug-in, tornando-se uma opção mais interessante em países com pouca estrutura de recarga para elétricos.
Aqui rebatizada como Riddara RD6, a picape iniciou as vendas da versão PHEV na China nas duas configurações disponíveis. A Radar Horizon é focada no uso urbano, enquanto a Radar King Kong é feita para trabalhar, com uma versão com tração nas quatro rodas e caçamba estendida.

Em ambos os casos, a motorização é formada por um três cilindros 1.5 turbo, uma transmissão DHT de três marchas e dois motores elétricos, um posicionado na transmissão e outro no eixo traseiro. A potência combinada é de 353 cv e o torque máximo é de 93,2 kgfm.
A picape híbrida ainda tem um sistema de tração integral com modos para quatro tipos de terreno (neve, lama, off-road e areia) e três modos de condução (Eco, Comfort e Sport).
A Geely promete que é bem eficiente, afirmando que o consumo médio combinado é de apenas 66,6 km/l, caindo para 15,6 km/l ao ativar o modo de conservação de carga da bateria. Ainda assim, é um consumo bem acima do normal para uma picape média a gasolina. A autonomia total é de 1.068 km, sendo capaz de rodar por 100 km usando somente a energia da bateria.

Como é feita com a plataforma SEA da Geely, criada especialmente para carros elétricos, está preparada para usar arquiteturas de 400V ou 800V e com a possibilidade de usar a tecnologia V2L, fornecendo a energia da bateria de 19,09 kwh para outros aparelhos a 3,3 kW ou até para outros veículos suportados, neste caso a uma potência de 21 kW.

Segue equipada como na versão elétrica, com painel digital de 10,2”, central multimídia flutuante de 14,6”, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, freio de estacionamento eletrônico, e mais. Tem até mesmo suporte para um sistema de drone, colocando uma plataforma na caçamba para o equipamento e mostrando a imagem na multimídia – algo que a empresa diz ser útil para empresas que precisam mapear terrenos ou obter imagens de locais de difícil acesso.
A Riddara RD6 híbrida plug-in será lançada em outros países da Ásia em breve. No caso do Brasil, a picape elétrica vem por um representante oficial, o Grupo Timber, empresa da Rodoparaná que vende máquinas e veículos pesados. Seu lançamento irá depender dos planos da empresa, que por enquanto tem somente uma concessionária em Curitiba (PR).