A Volkswagen Tarok é a picape baseada no T-Cross que existe apenas como um conceito na prancheta dos engenheiros da montadora. Enquanto ela não chega, lá do outro lado do mundo, alunos do ensino médio da Índia desenvolveram seu próprio protótipo, que toma o SUV como base e mistura peças do Virtus e outras impressas em 3D para criar sua própria caminhonete.
O Programa Vocacional Duplo em Mecatrônica é um projeto sustentado pela Skoda Auto Volkswagen India Private Limited (SAVWIPL). Ele foi lançado em 2011 e atua iniciando jovens do ensino médio no setor automotivo através de um curso de três anos e meio em tempo integral, inspirado no sistema vocacional da Alemanha. No ano passado, os alunos tiveram a oportunidade de criar seu primeiro protótipo, um Skoda Rapid conversível.
Todos os participantes são alunos selecionados pelo projeto do governo indiano chamado “Skill India” e durante todo o processo os estudantes tiveram a mentoria de profissionais da filial indiana da Volkswagen, que além da orientação, também facilitaram o contato com fornecedores e especialistas do setor.
Para o Student Car Project 2.0, a ideia foi um pouco mais ousada: fazer aquilo que a VW vem prometendo desde 2018, quando apresentou o conceito da Tarok no Salão do Automóvel de São Paulo, que seria a picape nacional baseada no T-Cross — que na Índia é chamado de Taigun.
Para fazer a adaptação, o T-Cross precisaria de uma caçamba e é aí que entra o Virtus. Como ambos os modelos compartilham a mesma plataforma MQB, os alunos conseguiram pegar a traseira do sedã e fazer dela uma caçamba para o seu projeto de picape.
Ao todo, foram nove meses desde o início da fase de coleta de ideias, passando por pesquisa de mercado, desenvolvimento do produto até chegar na bateria final de testes e apresentação. Usando uma impressora 3D, eles criaram peças novas para o projeto e fizeram um acabamento digno de uma edição especial off-road.
Há proteção exclusiva na parte inferior da carroceria, para-lamas hexagonais robustos, santantonio, pneus com pregos, adesivos, luz de LED no teto e até um snorkel. Claro que eles também fizeram um pequeno ajuste na suspensão para deixar a picape um pouco mais alta em relação ao T-Cross comum.
Piyush Arora, diretor administrativo e CEO da SAVWIPL, elogiou o projeto, afirmando: “Nosso projeto exclusivo Student Car é uma ótima plataforma que dá asas à imaginação dos alunos para moldar o futuro da mobilidade. Por meio deste projeto, estamos alinhados com a missão ‘Skill India’ do país, na qual estamos incluindo uma cultura de aprendizado prático onde o talento local pode prosperar em um ecossistema global.”