O Peugeot 308 ganhou uma nova motorização de três cilindros na Europa. A versão PureTech e-THP traz um motor de 1,2 litros com turbocompressor, que rende 130 cv e prioriza a economia de combustível.
Segundo números divulgados pela Peugeot com supervisão da UTAC (União Técnica do Automóvel), órgão responsável por monitorar testes realizados pela indústria automobilística na França, o 308 PureTech fez uma impressionante média de 35,07 km/l durante testes realizados no circuito de Almeria, na Espanha. O veículo tinha câmbio de seis marchas e foi dirigido por mais de 32 horas até o tanque de 51,4 litros ficar completamente vazio, percorrendo uma distância total de 1.810 quilômetros.
Embora não seja tão econômico assim no “mundo real” – ou seja, no trânsito das grandes metrópoles como Paris e São Paulo -, o 308 PureTech e-THP foi considerado “uma referência para a indústria como veículo mais econômico movido a gasolina”.
Vale lembrar que a Peugeot tem experiência em modelos “supereconômicos”. O 308 1.6 BlueHDi tem um motor a diesel de 120 cv que tem um consumo médio de 32,2 km/l. Além disso, o hatchback médio é um dos maiores sucessos de venda da história da marca (o que forçou a Peugeot a aumentar sua produção) e é um dos candidatos ao prêmio de Carro do Ano na Europa (European Car of the Year).