Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Peugeot e-Legend antecipa o salto tecnológico que os carros terão em breve

Conceito e-Legend traz avanços nas áreas de conectividade, eletrificação, automação e recursos de inteligência artificial

Por Paulo Campo Grande 19 set 2020, 01h31
Peugeot e-Legend Concept é inspirado no antigo 504 Coupé Divulgação/Peugeot

Não é de hoje que os carros estão mudando sua natureza de mecânica para eletrônica. E, à medida que essa transformação ocorre, a evolução tecnológica passa a acontecer em velocidades cada vez maiores, algo frequente na indústria de laptops ou celulares.

Um sinal desse processo pode ser visto pelo que as montadoras estão preparando para os próximos anos, de olho nos futuros elétricos e autônomos.

No Salão de Paris, em outubro, a Peugeot apresentou um conceito que dá uma boa pista do que vem por aí.

Interior tem visor digital, volante escamoteável, telas laterais e bancos de veludo Divulgação/Peugeot

O e-Legend Concept tem estilo inspirado no legendário 504 Coupé, de  1969 (desenhado pelo estúdio Pininfarina), mas traz grandes avanços na área de eletrificação, conectividade e automação.

Segundo a Peugeot, algumas de suas tecnologias, como os recursos de inteligência artificial, estarão nos carros da marca produzidos em série no prazo de dois anos. Confira as principais inovações abaixo.

Continua após a publicidade

Quatro tipos de condução
A escolha pode ser feita por comando de voz

Autônomos

Soft: privilegia o conforto, reduzindo a quantidade de informações exibidas, para que os ocupantes possam ler, jogar videogames, assistir a filmes com o mínimo de interferências.

Sharp: assegura total interação com o ambiente externo tanto no que diz respeito ao vínculo do carro com as ruas quanto em relação à conectividade.

Zonas sonoras permitem a cada ocupante ouvir o que quiser sem atrapalhar os demais. Essa individualização de conteúdos possibilita, por exemplo, o envio de mensagens de navegação só para o motorista.

Controlados

Legend: modo de condução tradicional, com o motorista assumindo o comando de volante e dos pedais, como em um carro elétrico convencional.

Boost: modo tradicional mas assistido pela tecnologia de câmeras que projetam o ambiente externo em 180 graus em 16 telas localizadas à frente (painel e para-sóis) e nas laterais da cabine (nas portas).

Ficha técnica

Motores elétricos: 4 (um por roda)
Potência: 340 kW
Torque: 81,6 mkgf
Baterias: 100 kWh
Autonomia: 600 km
Carga rápida: 25 minutos (80% ou 500 km)
0 a 100 km/h: 4 segundos
Velocidade máxima: 220 km/h

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês