Peugeot 308 GT já está homologado para o Brasil
A configuração esportiva do hatch aguarda a hora certa para vir ao país, ou seja, a redução do dólar
Em junho de 2015, junto da abertura do Salão de Buenos Aires, a Peugeot anunciou interessantes novidades para o Brasil: de uma só vez traria os reestilizados 308 e 408, além da nova geração do 308 como uma opção mais refinada e esportiva. A crise econômica que atingiu o país no último ano, porém, levou a marca a adiar os planos, lançando apenas as reestilizações dos atuais modelos. No entanto, fontes ligadas à Peugeot afirmam que o 308 GT de segunda geração está homologado para o Brasil, aguardando apenas a redução da cotação do dólar, atualmente variando na casa dos R$ 4.
Com possível chegada ao país em 2016 (o que permanece sem confirmação por parte da fabricante), o 308 GT de segunda geração será importado da França. Seu posicionamento deve ser mantido como anunciado em meados de 2015, sendo a configuração topo de linha da gama 308. Vale ressaltar que o modelo vendido atualmente no Brasil é uma reestilização exclusiva para o Mercosul da primeira geração do hatch e tem preços que variam entre R$ 69 990 e R$ 82 990. O 308 GT ficará ainda acima, não saindo por menos de R$ 100 mil e concorrendo diretamente com Honda Civic Si e Volkswagen Golf GTI. No Uruguai, o modelo já é vendido a equivalentes R$ 156 mil.
LEIA MAIS:
>> Teste: Peugeot 308 1.6 THP Flex
>> Longa Duração: desmonte do Peugeot 208
Se a nova geração do 308 é completamente diferente da atual, seguindo linhas mais sóbrias, a versão GT do hatch tem visual mais esportivo. O para-choque dianteiro ganha aberturas maiores, enquanto o traseiro simula saída dupla de escape. As rodas também são exclusivas. As diferenças continuam no interior, que traz o mesmo conceito do compacto 208 com o quadro de instrumentos instalado em posição mais alta. O console central deixa de lado grande parte dos botões físicos, agrupando seus comandos na central multimídia com tela de 9,7 polegadas. A lista de equipamentos inclui ainda partida do motor por botão, freio de estacionamento elétrico, start&stop, assistente de estacionamento e controles de estabilidade e tração.
Além de ser uma geração completamente nova e oferecer itens mais tecnológicos em relação ao atual 308, o novo 308 GT justifica seu posicionamento pelo conjunto mecânico superior. O motor 1.6 THP entrega 205 cv de potência e 29 mkgf de torque, contra os 173 cv e 24 mkgf do modelo reestilizado. A transmissão é manual de seis velocidades. Com isso, o hatch vai de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, segundo a Peugeot.