Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Peugeot 208 nacional recebe apenas 2 estrelas no Latin NCAP

Organização de segurança afirma que o hatch produzido no Brasil perdeu reforços estruturais nas portas

Por Diego Dias
Atualizado em 23 nov 2016, 21h10 - Publicado em 8 jun 2016, 17h10

Peugeot 208 - crash-test

O Latin NCAP acaba de anunciar os resultados da sétima fase de seus crash-tests. Para a Peugeot, uma má notícia: o 208 nacional recebeu apenas duas estrelas, ante as quatro que o exemplar tinha alcançado nas primeiras avaliações de 2014. O rebaixamento da nota foi devido à dois fatores: a metodologia mais rigorosa do instituto, que inclui novos testes de colisão lateral e obrigatoriedade de controle de estabilidade, e a estrutura de segurança simplificada do modelo produzido no Brasil.

LEIA MAIS:

>> Kwid tira nota zero em crash-test; Renault cita reforços e mais segurança no Brasil

>> Impressões: novo Peugeot 208 1.2 é bom para os olhos e também para o bolso

Continua após a publicidade

>> Nova Ranger obtém três estrelas em fase mais rigorosa do Latin Ncap

Na nova avaliação, o 208 (modelo anterior ao mais recente facelift) equipado com duplo airbag frontal conseguiu apenas duas estrelas para o ocupante adulto e três estrelas para proteção de crianças. O hatch repetiu o bom desempenho no teste de colisão frontal a 64 km/h, porém, foi mal nos testes de impacto lateral a 50 km/h. Segundo o Latin NCAP, isso é fruto da retirada dos reforços estruturais das portas em comparação ao 208 europeu, o que resultou na perda de uma estrela (a outra estrela foi perdida pela ausência do controle de estabilidade).

 

No impacto frontal, as cabeças do motorista e do acompanhante foram bem protegidas, mas mostrou proteção marginal na área do tórax, além de os joelhos dos passageiros terem a possibilidade de se chocar contra o painel. Já no teste de colisão lateral, a ausência dos reforços nas portas resultou na fraca proteção da cabeça e do peito. Por outro lado, a carroceria se mostrou estável nos impactos frontais.

Continua após a publicidade
Peugeot 208 nacional recebe apenas 2 estrelas no Latin NCAP
Kia Picanto foi mal e zerou nos testes do Latin Ncap (Latin NCAP/Divulgação)

Kia Picanto

Outro modelo avaliado foi o Kia Picanto na sua configuração básica, ou seja, sem airbags e freios ABS – que não é vendida no Brasil, pois a legislação nacional tornou obrigatórios tais equipamentos. O subcompacto importado da Coreia do Sul para diversos países da América do Sul zerou nos testes para adulto e crianças. As avaliações mais rigorosas e a falta de itens mínimos de segurança culminaram para o mal resultado, mesmo que a estrutura da carroceria tenha se mostrado “estável” na batida frontal.  

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.