O visual do novo Peugeot 208 já havia sido adiantada por meio de uma vazamento. Agora, a marca mostrou em detalhes como seu carro mais vendido no Brasil e no mundo ficará após a primeira reestilização de sua atual geração.
O facelift vale tanto para os modelos a combustão quanto para o elétrico. O que mais chama atenção, em ambos os casos, é a troca da “presa de leão” por assinatura luminosa que remete às garras do felino que compõe o emblema da francesa.
É uma substituição simples mas que faz bastante diferença, afinal de contas as DRLs individuais dão lugar a um trio de luzes em cada lado, com curvatura angulada e bastante destaque. A grade também mudou e, ainda que mantenha suas dimensões sigam inalteradas há alteração no padrão decorativo, com filetes em V e, claro, o novo logo da Peugeot. Os nichos dos faróis também são iguais, mas há adição de máscara negra e novas peças ópticas.
A traseira segue recebe alterações mais discretas, apenas com mudanças nas lanternas, deixando elas mais escuras e mudando as orientações dos três filetes verticais em leds, que passam a ser horizontais (dependendo da versão, luzes de ré e de seta também são em leds).
O nível de acabamento de cada versão segue o mesmo, assim como as divisões dentro da linha. Dessa forma, os 208 Active, 208 Allure e 208 GT continuam cumprindo papel de entrada, intermediário e topo da gama, respectivamente.
No interior dos modelos mais caros, encontra-se um painel de instrumentos digital de 10″ e central multimídia do mesmo tamanho. A alavanca de câmbio foi substituída por botões e, no caso do 208 GT, a cabine pode ser iluminada por oito cores diferentes, correspondendo ao modo de condução escolhido. Outras adições incluem carregador de celular por indução mais potente e novas entradas USB.
Uma importante novidade é a estreia do 208 híbrido. Ele chega em configuração híbrida leve, unindo sistema de 48 V a motores 1.2 a gasolina, com 100 cv ou 136 cv no total, e câmbio automatizado de seis marcha com motor elétrico acoplado. Ainda que esse tipo de eletrificado apresente resultados discretos, a marca garante que o 208 MHEV consome 15% menos combustível e não queima gasolina em 50% do tempo.
As versões a combustão, por outro lado, seguirão equipadas com o motor 1.2 três cilindros de 75 cv com transmissão manual de 5 marchas e outra versão com mesmo motor, mas com 100 cv e câmbio manual de 6 marchas.
O carro-chefe, entretanto, é o Peugeot 208 elétrico, que mantém as especificações de 2022, quando recebeu incrementos no powertrain. O E-208 conta com motor de 156 cv e bateria de 51 kWh, que permite autonomia de até 400 km em ciclo WLTP.
Utilizando corrente contínua é possível carregá-lo de 20 a 80% em 25 minutos. Em comparação, o 208 elétrico vendido no Brasil conta com 136 cv e 340 km de autonomia.
A marca francesa afirmou que a próxima geração do 208 será apenas elétrica, mas, aqui no Brasil, com o atraso da eletrificação dos carros e os altos valores em que eles são comercializados, a próxima novidade será o 208 turbo, com conjunto mecânico do Fiat Pulse.
A Peugeot ainda não anunciou os valores dos novos 208 para o mercado europeu, mas é de se esperar um reajuste nos preços atuais. Desse modo, o E-208, por exemplo, pode chegar aos R$ 200.000, na conversão direta. Ainda não há data para que a reestilização chegue ao mercado nacional.