A próxima grande novidade do Peugeot 208, como já dissemos antes, é a introdução do motor 1.0 turbo da família GSE junto ao câmbio CVT que, dessa forma, repete a mecânica do Fiat Pulse. Mas, antes de estrear o três cilindros turbinado, a marca francesa iniciou a atualização do compacto a partir das versões de baixo.
Dessa forma, o Peugeot 208 2024 estreia ligeiramente mais equipado e dando a letra de quais versões logo ganharão o novo motor. Isso porque as atualizações de equipamento, inicialmente, chegam às versões Like, Style, Active e Roadtrip. Os 208 Allure e Griffe sequer foram citados no comunicado, ao mesmo tempo que a marca deixa claro que mais novidades chegarão ainda neste ano — para bom entendedor, meia palavra basta.
Curiosamente, a marca não revelou preços da linha 2024 e, no site, ainda só há menções à linha 2023. Através dela, porém, é possível ter noções de valores:
- Peugeot 208 Like 1.0 MT: R$ 79.990
- Peugeot 208 Style 1.0 MT: R$ 89.990
- Peugeot 208 Active 1.6 AT: R$ 99.990
- Peugeot 208 Roadtrip 1.6 AT: R$ 105.990
Versão básica, o Peugeot 208 Like ganhou, recentemente, o motor Firefly 1.0 aspirado, também utilizado no Fiat Mobi. Com 75 cv e 10,7 kgfm, o propulsor vem junto ao câmbio manual de cinco marchas e é crucial para que o 208 mais barato custe menos que R$ 80.000.
Por este valor, já há itens como quatro airbags, ar-condicionado digital e iluminação no porta-luvas (curiosamente, uma novidade de toda a linha 2024). Quem quiser acrescentar central multimídia de 10,3” com Android Auto e Apple Carplay sem fio, vidros elétricos traseiros, dois alto-falantes traseiros (que se somam aos dois frontais), duas entradas USB e os “dentes de sabre” iluminados por leds, entretanto, precisa pagar R$ 3.000 extras no pacote Tech.
Logo acima vem o Peugeot 208 Style, que repete a mecânica da versão logo abaixo. Seus equipamentos incluem faróis full-led com os DLRs “presas de leão” também em led, teto solar panorâmico, câmera de ré com visão 180º, rodas em liga leve de 16’’, sensor de estacionamento traseiro, duas entradas USB e retrovisores elétricos, carregador por indução e volante multifuncional com ajuste de altura.
As novidades do 208 Style 2024 se limitam ao interior completamente escurecido, inclusão de soleira da Peugeot e câmbio com acabamento em cinza acetinado.
O Peugeot 208 Active é o primeiro a trazer o motor 1.6 de 122 cv e 16,4 kgfm, com câmbio automático de seis marchas. Essa versão perde alguns itens como teto solar panorâmico, faróis full led e sensor de estacionamento traseiro, mas tem detalhes cromados e emblema “208” na grade, ajuste elétrico dos retrovisores, volante com ajuste de profundidade, destravamento remoto do porta-malas, banco traseiro rebatível, faróis halógenos com refletores duplos e repetidores laterais das setas de direção e DRLs em led.
Na nova linha, ganha-se sensor de ré e câmera traseira, itens que se unem a oferta de piloto automático, limitador de velocidade e modo de condução ECO/SPORT. Por fora, a aplicação de elementos em preto fosco e as rodas de liga-leve de 16” pintadas formam a identidade do Active.
Temporariamente topo de linha do 208 2024, a versão Roadtrip chegara como série especial, mas parece que cravou lugar definitivo no catálogo da francesa. Além do conjunto que une motor 1.6 ao câmbio automático, há a volta de itens como o teto solar, faróis full-led e câmera de ré, além da oferta do quadro de instrumentos digital.
Também há aerofólio em preto brilhante, bancos que se dividem em couro, tecido e Alcantara e, mais uma vez, o interior em tons escuros.