Peugeot 205 GTi é eleito o melhor hot hatch da história

O francês foi escolhido entre 50 modelos listados por grandes nomes da imprensa automotiva do Reino Unido

Peugeot 205 GTi A perfeita combinação entre dirigibilidade, mecânica e baixo peso garantiu a vitória na eleição

A perfeita combinação entre dirigibilidade, mecânica e baixo peso garantiu a vitória na eleição  (/)

Talvez os mais fiéis do mundo automotivo, os entusiastas de hot hatches agora têm um “rei” para contemplar. Uma eleição promovida em parceria entre os sites AutoCar e PistonHeads.com, além da fabricante de pneus Landsail Tyres, elegeu o Peugeot 205 GTi como o melhor hot hatch da história. O anúncio foi feito durante o Performance Car Show, no Reino Unido, um evento destinado exclusivamente a modelos de alta performance.

A lista inicial foi elaborada pelo alto escalão das empresas. Da AutoCar, participaram o editor-chefe Steve Cropley, o piloto de testes Matt Prior e o colaborador Richard Bremner, enquanto o editor Dan Trent representou o PistonHeads.com. Os quatro elaboraram uma lista com 50 nomes, esta destinada para a votação do público, resultando nos dez hot hatches mais aclamados da história da indústria automobilística. Estes estão sendo exibidos durante o evento no Reino Unido. O Peugeot 205 GTi foi o campeão da eleição, ficando à frente de grandes nomes como Lancia Delta HF Integrale, Ford Escort RS Cosworth e VW Golf GTI de primeira geração. A Renault venceu no quesito de mais carros classificados: foram três, entre eles dois Clio. Veja abaixo a tabela dos dez primeiros colocados:

Os 10 melhores hot hatches da história
Peugeot 205 GTi
Lancia Delta HF Integrale
Ford Escort RS Cosworth
Volkswagen Golf GTI MK1
Renault Clio Williams
Renault Clio 182 Trophy
Volkswagen Golf GTI MK2
Renault 5 GT Turbo
Ford Focus RS MK1
10º Talbot Lotus Sunbeam

Lançado em 1984, o Peugeot 205 GTi é um grande divisor de águas na história de Peugeot, iniciando a vocação da marca para modelos esportivos. O hatch pesava leves 850 kg, o que acentuava o poder dos motores 1.6 e 1.9 – este último com 130 cv de potência.

“O 205 GTi era imbatível graças à sua verve de direção afiada, engates perfeitos, entrega de potência urgente e dirigibilidade deliciosa. E ainda era um carro prático para o dia-a-dia”, diz Richard Bremmer, curador da exposição chamada Hot Hatch Nirvana.

Peugeot 205 GTi T16 A versão T16 reinou no Mundial de Rali, batendo fortes concorrentes da Audi, Lancia e Ford

A versão T16 reinou no Mundial de Rali, batendo fortes concorrentes da Audi, Lancia e Ford  (/)

O modelo ganhou ainda mais notoriedade com a apresentação do 205 T16. Baseado no 205 GTi, o modelo teve apenas 200 unidades produzidas com permissão para rodar em vias públicas e se consagrou campeão de diversos campeonados de rally por três anos consecutivos (1984, 1985 e 1986) nas mãos dos pilotos Ari Vatanen, Timo Salonen, Juha Kankkunen e Bruno Saby. Seu conjunto mecânico unia um motor de 16V turbo com 200 cv de potência montado transversalmente em posição central, aliado a uma tração integral e carroceria alargada. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s