Onix, Palio e 208 são avaliados pelo Latin NCAP
Hatch da Peugeot obteve melhores notas em crash-test
As marcas Chevrolet, Fiat e Peugeot foram submetidas à avaliação do Latin NCAP na nova rodada de testes de colisão realizada pelo instituto.
Três modelos à venda no país foram avaliados: Peugeot 208, Fiat Palio e Chevrolet Onix. Nenhum deles obteve a pontuação máxima de cinco estrelas. O Onix recebeu três estrelas na proteção a adultos e duas estrelas na proteção a crianças. Segundo o Latin NCAP, o piso do veículo se abriu na área dos pés do motorista e a “falta de Isofix e de cintos de três pontos em todas as posições” baixaram a pontuação na proteção a crianças. A entidade afirma que espera que a Chevrolet “atinja logo desempenho de cinco estrelas para superar os desapontadores resultados”.
O Palio obteve três estrelas na proteção a adultos e duas na proteção a crianças. O Latin NCAP sugeriu que a Fiat invista tanto na melhoria da segurança a adultos quanto a crianças. Neste segundo caso, a colocação de cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes e a oferta de pontos de ancoragem para cadeirinhas do tipo Isofix podem elevar a pontuação.
Já o 208 foi o melhor do trio, conquistando quatro estrelas na proteção a adultos e três estrelas na proteção a crianças. A carroceria do veículo se manteve íntegra após o impacto, merecendo elogios por parte do Latin NCAP. No entanto, o instituto ressaltou que o modelo brasileiro possui menos equipamentos de segurança do que o europeu, dispensando itens como controle de estabilidade (ESC), airbags laterais, Isofix e desativação do airbag do passageiro.
Assista abaixo os vídeos dos crash-tests:
Peugeot 208:
Chevrolet Onix:
Fiat Palio: