Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Ônibus híbrido da Volare usa motor 1.0 do Kardian e roda 450 km com etanol

Micro-ônibus terá motor elétrico da brasileira WEG e sistema EREV, um elétrico com motor a combustão que funciona exclusivamente como gerador

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 11 set 2024, 09h21 - Publicado em 11 set 2024, 09h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Volare Attack 9
     (Volare/Divulgação)

    Muito se fala que os híbridos flex são a solução para tornar o setor automotivo sustentável no Brasil. Para que isso aconteça, porém, a mudança deve ir além dos automóveis, chegando aos veículos de maior porte. E é exatamente isso que a Volare quer proporcionar.

    A empresa é a divisão de micro-ônibus da Marcopolo e apresentou durante a Lat.Bus 2024 o Volare Attack 9. O nome até parece de um esportivo, mas na verdade esse é o primeiro micro-ônibus híbrido a etanol com tecnologia de extensor de alcance (EREV). E toda a sua mecânica é nacional.

    Volare Attack 9
    (Volare/Divulgação)

    Essa mecânica ainda é inédita no Brasil, inclusive nos carros de passeio. Diferente dos outros híbridos (MHEV, HEV e PHEV), no EREV o motor a combustão atua somente como gerador e nunca traciona as rodas. Esse trabalho fica restrito só aos motores elétricos.

    Compartilhe essa matéria via:

    Com isso, o motor a combustão pode trabalhar apenas quando necessário e sempre na sua faixa ideal de funcionamento, na qual consome menos combustível e, consequentemente, emite menos poluentes. Logo, na prática, o EREV funciona como um elétrico, por isso recebe esse nome: Extended Range Electric Vehicle, ou Veículo Elétrico de Alcance Estendido.

    O mais importante disso é dispensar grandes baterias, que além de caras são pesadas e acabam comprometendo a eficiência.

    Volare Attack 9
    (Volare/Divulgação)

    Na parte mecânica, o Volare Attack 9 é praticamente brasileiro. Isso porque ele terá motor elétrico, baterias, inversores e geradores da empresa brasileira WEG. Já o motor a combustão é o 1.0 TCe da HORSE, a subsidiária criada pela Renault e Geely, fabricado no Paraná. É o mesmo motor que equipa o Renault Kardian.

    Volare Attack 9
    Sistema EREV do Volare Attack 9 (Volare/Divulgação)

    No SUV, este motor 1.0 turbo entrega até 125 cv e 22,5 kgfm com etanol. Mas neste ônibus o importante é que ele atuará como gerador enviando energia diretamente para um motor elétrico traseiro com 100 cv e 50 kgfm (combinado a uma transmissão automatizada de quatro marchas) e o restante será acumulado em três packs de baterias que somam 122 kWh.

    De acordo com a Volare, o sistema proporciona uma autonomia total de 450 km de autonomia com um tanque de 200 litros de etanol.

    A Volare, que tem fábricas em Caxias do Sul (RS) e em São Mateus (ES), quer colocar seu micro-ônibus híbrido no mercado em breve. A ideia é que ele comece a ser vendido em 2026.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.