Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ônibus híbrido da Volare usa motor 1.0 do Kardian e roda 450 km com etanol

Micro-ônibus terá motor elétrico da brasileira WEG e sistema EREV, um elétrico com motor a combustão que funciona exclusivamente como gerador

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 11 set 2024, 09h21 - Publicado em 11 set 2024, 09h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Muito se fala que os híbridos flex são a solução para tornar o setor automotivo sustentável no Brasil. Para que isso aconteça, porém, a mudança deve ir além dos automóveis, chegando aos veículos de maior porte. E é exatamente isso que a Volare quer proporcionar.

    A empresa é a divisão de micro-ônibus da Marcopolo e apresentou durante a Lat.Bus 2024 o Volare Attack 9. O nome até parece de um esportivo, mas na verdade esse é o primeiro micro-ônibus híbrido a etanol com tecnologia de extensor de alcance (EREV). E toda a sua mecânica é nacional.

    Volare Attack 9
    (Volare/Divulgação)

    Essa mecânica ainda é inédita no Brasil, inclusive nos carros de passeio. Diferente dos outros híbridos (MHEV, HEV e PHEV), no EREV o motor a combustão atua somente como gerador e nunca traciona as rodas. Esse trabalho fica restrito só aos motores elétricos.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    Com isso, o motor a combustão pode trabalhar apenas quando necessário e sempre na sua faixa ideal de funcionamento, na qual consome menos combustível e, consequentemente, emite menos poluentes. Logo, na prática, o EREV funciona como um elétrico, por isso recebe esse nome: Extended Range Electric Vehicle, ou Veículo Elétrico de Alcance Estendido.

    O mais importante disso é dispensar grandes baterias, que além de caras são pesadas e acabam comprometendo a eficiência.

    Volare Attack 9
    (Volare/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Na parte mecânica, o Volare Attack 9 é praticamente brasileiro. Isso porque ele terá motor elétrico, baterias, inversores e geradores da empresa brasileira WEG. Já o motor a combustão é o 1.0 TCe da HORSE, a subsidiária criada pela Renault e Geely, fabricado no Paraná. É o mesmo motor que equipa o Renault Kardian.

    Volare Attack 9
    Sistema EREV do Volare Attack 9 (Volare/Divulgação)

    No SUV, este motor 1.0 turbo entrega até 125 cv e 22,5 kgfm com etanol. Mas neste ônibus o importante é que ele atuará como gerador enviando energia diretamente para um motor elétrico traseiro com 100 cv e 50 kgfm (combinado a uma transmissão automatizada de quatro marchas) e o restante será acumulado em três packs de baterias que somam 122 kWh.

    Continua após a publicidade

    De acordo com a Volare, o sistema proporciona uma autonomia total de 450 km de autonomia com um tanque de 200 litros de etanol.

    A Volare, que tem fábricas em Caxias do Sul (RS) e em São Mateus (ES), quer colocar seu micro-ônibus híbrido no mercado em breve. A ideia é que ele comece a ser vendido em 2026.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.