Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Omoda e Jaecoo querem ter fábrica no Brasil para vender mais que Chery

Novas marcas pertencem à própria Chery, que quer que novas marcas façam sua estreia no Brasil de forma independente

Por Henrique Rodriguez com Guilherme Fontana, de Wuhu (China)
16 out 2023, 11h40

A nova ofensiva de marcas chinesas no Brasil, com BYD, GWM e Seres, abriu os olhos da Chery Internacional. A Chery atua no Brasil desde 2009, mas estreou com representante e desde 2017 tem sociedade com a Caoa. Agora, pretende trazer as marcas Omoda e Jaecoo ao Brasil por conta própria.

As duas marcas desembarcam no Brasil já em 2024 em uma operação conjunta, já com um robusto plano de lançamentos. Na verdade, o plano é audacioso e prevê pelo menos 40 concessionárias no Brasil já na estreia, carros com motores flex e, futuramente, fábrica no Brasil. A meta é que as marcas figurem entre as 10 marcas mais vendidas no Brasil.

Omoda E5
Omoda E5 (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)

Em outras palavras, isso representará uma forte concorrência com a Chery, hoje a marca chinesa mais vendida no Brasil e que em setembro conseguiu retornar ao 10° lugar entre as marcas mais vendidas. Para isso, emplacaram 2.937 carros, ficando pouco à frente de Peugeot, Citroën, Ford e BYD.

Compartilhe essa matéria via:

Apesar de cada marca ter sua gama de modelos, elas pretendem se apresentar como uma só marca e dividirão as mesmas concessionárias não fisicamente, mas usando o layout interno. A proposta original, que era Omoda&Jaecoo, já mudou para Omoda | Jaecoo e poderá mudar novamente.

Continua após a publicidade

Os primeiros carros

Omoda C5
Omoda C5 (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)

A Omoda (de pronúncia fechada, “ômôda”) será a primeira, com proposta mais jovem, tecnológica e de design moderno. Na verdade, o Omoda C5, que chegou a ser testado no Brasil pela Caoa Chery, é anunciado como carro de estreia da marca no Brasil. Na China, o Omoda C5 tem motor 1.6 turbo de 149 cv.

Também está confirmada sua versão elétrica, o Omoda E5, com motor de 225 cv e 34,5 kgfm, e autonomia prevista de 450 km graças a uma bateria de 61 kWh. A aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em 7,8 segundos, de acordo com a fabricante.

Omoda C5
Omoda C5 (Omoda/Divulgação)

A Jaecoo (com pronúncia “djeicu”), por sua vez, foca em modelos maiores e mais refinados, com design mais sólido. No caso desta, os planos são ligeiramente maiores. Para 2024, serão cinco modelos de uma só vez, começando pelo J7 a combustão. Em seguida, o J7 também ganhará uma versão híbrida plug-in.

Continua após a publicidade
Jaecoo J7
Jaecoo J7 (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)

 

O J7, segundo a Omoda&Jaecoo, tem capacidades off-road superiores a de clássicos SUVs off-road – considerando a inspiração de design do modelo, é possível que a referência seja algum Land Rover. O modelo possui sete modos de condução e capacidade de imersão de 600 mm.

Continua após a publicidade
Jaecoo J7
Jaecoo J7 (Jaecoo/Divulgação)

No mesmo ano, a marca planeja lançar dois modelos maiores, um a combustão e um híbrido plug-in – que, como na Omoda, pode ser o mesmo modelo, mas com motorizações distintas. O quinto carro será menor que o J7 e sempre a combustão. A empresa já prevê que seus carros a combustão terão motores flex no futuro.

QUATRO RODAS está na China e trará mais informações sobre o lançamento das marcas Omoda e Jaecoo no Brasil oportunamente.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.