PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Omoda e Jaecoo querem ter fábrica no Brasil para vender mais que Chery

Novas marcas pertencem à própria Chery, que quer que novas marcas façam sua estreia no Brasil de forma independente

Por Henrique Rodriguez com Guilherme Fontana, de Wuhu (China)
16 out 2023, 11h40
Omoda E5
Omoda E5 (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A nova ofensiva de marcas chinesas no Brasil, com BYD, GWM e Seres, abriu os olhos da Chery Internacional. A Chery atua no Brasil desde 2009, mas estreou com representante e desde 2017 tem sociedade com a Caoa. Agora, pretende trazer as marcas Omoda e Jaecoo ao Brasil por conta própria.

As duas marcas desembarcam no Brasil já em 2024 em uma operação conjunta, já com um robusto plano de lançamentos. Na verdade, o plano é audacioso e prevê pelo menos 40 concessionárias no Brasil já na estreia, carros com motores flex e, futuramente, fábrica no Brasil. A meta é que as marcas figurem entre as 10 marcas mais vendidas no Brasil.

Omoda E5
Omoda E5 (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)

Em outras palavras, isso representará uma forte concorrência com a Chery, hoje a marca chinesa mais vendida no Brasil e que em setembro conseguiu retornar ao 10° lugar entre as marcas mais vendidas. Para isso, emplacaram 2.937 carros, ficando pouco à frente de Peugeot, Citroën, Ford e BYD.

Compartilhe essa matéria via:

Apesar de cada marca ter sua gama de modelos, elas pretendem se apresentar como uma só marca e dividirão as mesmas concessionárias não fisicamente, mas usando o layout interno. A proposta original, que era Omoda&Jaecoo, já mudou para Omoda | Jaecoo e poderá mudar novamente.

Continua após a publicidade

Os primeiros carros

Omoda C5
Omoda C5 (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)

A Omoda (de pronúncia fechada, “ômôda”) será a primeira, com proposta mais jovem, tecnológica e de design moderno. Na verdade, o Omoda C5, que chegou a ser testado no Brasil pela Caoa Chery, é anunciado como carro de estreia da marca no Brasil. Na China, o Omoda C5 tem motor 1.6 turbo de 149 cv.

Também está confirmada sua versão elétrica, o Omoda E5, com motor de 225 cv e 34,5 kgfm, e autonomia prevista de 450 km graças a uma bateria de 61 kWh. A aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em 7,8 segundos, de acordo com a fabricante.

Continua após a publicidade
Omoda C5
Omoda C5 (Omoda/Divulgação)

A Jaecoo (com pronúncia “djeicu”), por sua vez, foca em modelos maiores e mais refinados, com design mais sólido. No caso desta, os planos são ligeiramente maiores. Para 2024, serão cinco modelos de uma só vez, começando pelo J7 a combustão. Em seguida, o J7 também ganhará uma versão híbrida plug-in.

Jaecoo J7
Jaecoo J7 (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

 

O J7, segundo a Omoda&Jaecoo, tem capacidades off-road superiores a de clássicos SUVs off-road – considerando a inspiração de design do modelo, é possível que a referência seja algum Land Rover. O modelo possui sete modos de condução e capacidade de imersão de 600 mm.

Jaecoo J7
Jaecoo J7 (Jaecoo/Divulgação)

No mesmo ano, a marca planeja lançar dois modelos maiores, um a combustão e um híbrido plug-in – que, como na Omoda, pode ser o mesmo modelo, mas com motorizações distintas. O quinto carro será menor que o J7 e sempre a combustão. A empresa já prevê que seus carros a combustão terão motores flex no futuro.

QUATRO RODAS está na China e trará mais informações sobre o lançamento das marcas Omoda e Jaecoo no Brasil oportunamente.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.