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Omoda e Jaecoo estreiam no Brasil em 2025 com híbrido flex e elétrico

Marca do grupo Chery confirma os primeiros concessionários; primeiros modelos serão o SUV-cupê Omoda 5 e o utilitário Jaecoo 7

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 18 ago 2024, 16h37 - Publicado em 9 ago 2024, 14h18
Omoda 5
Omoda 5 (Nicolas Tavares/Quatro Rodas)
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Antes prevista para iniciar as vendas no Brasil em agosto, a Omoda|Jaecoo enfim confirma quando irá abrir suas concessionárias e a nova data para o começo das vendas. Os primeiros modelos estarão disponívels a partir do primeiro trimestre de 2025, com a promessa de também começar a produzir nacionalmente no ano que vem.

Apesar do atraso para a abertura das lojas, a empresa segue com a previsão de abrir 50 lojas já para o lançamento no Brasil, em toda as cinco regiões do país, com a meta de vender 30 mil unidades por ano. Entre os concessionários estão os grupos Barigui, Carrera, Amazonas, Sinal, EuroAmérica, Toriba, BDG, Primavia e Parvi. “Serão concessionárias, não pontos em shopping, o que também faz parte da estratégia, mas acreditamos que precisamos das lojas físicas”, explica Felipe Amaral, diretor de vendas da marca.

Omoda 5
Além de trazer três modelos já no primeiro trimestre de 2025, Omoda|Jaecoo também quer iniciar a produção nacional no próximo ano (Nicolas Tavares/Quatro Rodas)

Criada como uma empresa separada, mas de propriedade da Chery, a Omoda|Jaecoo nasceu como uma marca para o mercado global, em uma operação paralela à da Chery nos países onde a chinesa já participava. A empresa reiterou diversas vezes que continuará trabalhando com seus parceiros locais, como a Caoa. A Chery está investindo R$ 200 milhões somente para branding e operações nacionais.

Omoda 5
Omoda 5 (Nicolas Tavares/Quatro Rodas)

A produção nacional está prevista para começar em 2025, com a meta de usar o Brasil como uma base de exportação para toda a América do Sul. O local da fábrica ainda não foi revelado e é um tema que vem sido discutido há muito tempo. Em abril, a OJ disse que estava finalizando a negociação com o Grupo Caoa para utilizar a fábrica em Jacareí (SP).

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Omoda 5
Omoda 5 (Nicolas Tavares/Quatro Rodas)

A primeira leva de carros da empresa será composta por três modelos, todos previstos para chegarem juntos no primeiro semestre do próximo ano.

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O Omoda 5 fará a estreia das concessionárias, nas versões com motor a combustão e elétrica. Com uma carroceria que combina um SUV com um cupê, será um rival tanto do BYD Song Plus quanto o GWM Haval H6, com preços em uma faixa semelhante.

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Jaecoo 7
Jaecoo 7 (Nicolas Tavares/Quatro Rodas)

Produzido com a mesma plataforma T1X usada nos Chery Tiggo 5X e Tiggo 7, o Omoda 5 mede 4,40 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,59 m de altura e 2,63 m de entre-eixos. Como comparação, o Jeep Compass também mede 4,40 m. No entanto, é menor do que os 4,70 m do Song Plus e do Haval H6.

Chegará ao Brasil com uma versão equipada com o motor 1.5 turbo com injeção direta, combinado a um sistema híbrido-leve de 48V. O carro exposto no Festival Interlagos entrega 157 cv, 23,1 kgfm de torque e já está preparado para ser abastecido com etanol. O câmbio é automático CVT.

Jaecoo 7
Jaecoo 7 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
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Já o Omoda 5 EV utiliza um motor de 225 cv e 34,7 kgfm de torque, abastecido por uma bateria de 61 kWh. Os testes na Europa indicam que tem uma autonomia de 430 km, pelo ciclo WLTP. Será lançado simultaneamente à versão a combustão. Além da motorização, a única diferença entre os dois está no visual dianteiro, descartando a grade.

Junto deles, teremos também o Jaecoo 7, um SUV médio posicionado como uma opção acima ao Omoda 5. Desembarcará primeiro na versão com o motor 1.5 híbrida plug-in, de 339 cv e 52 kgfm, prometendo uma autonomia de 1.200 km. A fabricante tem planos para uma opção com motor 1.6 turbo sem eletrificação, ainda em estudos.

Jaecoo 7
Jaecoo 7 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
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Durante o Salão de Pequim (China), executivos disseram à QUATRO RODAS que o preço será menor do que a GWM cobra pelo Haval H6 PHEV34, hoje comercializado por R$ 279 mil. Por ter uma bateria de 18,3 kWh, faria sentido que seja vendido por algo próximo dos R$ 239 mil cobrados pelo H6 PHEV19 lançado recentemente.]

Jaecoo 7
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Também confirmado para o Brasil, o Jaecoo 8 estava previsto para o começo do ano, porém acabou adiado. Será posicionado acima do Jaecoo 7, como uma opção maior e com 7 lugares, com uma motorização híbrida plug-in. No futuro, a marca pretende trazer o Omoda 7, uma picape média, e trabalha tanto no Omoda 3, e no Jaecoo 5, que serão os mais acessíveis para cada submarca.

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