Omoda 5 vira Chery Tiggo 5x High Energy na China
Nova versão do Tiggo 5X chinês usa como base o modelo mundial da Omoda, que chegará ao Brasil no ano que vem, mas com alguns retoques visuais

O Chery Tiggo 5X está ganhando uma nova versão na China, mas é difícil prever se virá ao Brasil, mas não do jeito que você imagina. A Chery utilizou um dos principais sucessos de uma das suas marcas internacionais, o Omoda C5, para dar vida ao novo Tiggo 5X.
A Omoda, assim como a irmã Jaecoo, são duas marcas criadas pela Chery para vender exclusivamente em mercados estrangeiros. Inclusive, sua estreia no Brasil já é certa no Brasil, com o próprio SUV C5 — que perderá o “C” em seu nome quando chegar ao nosso mercado.
Para evitar confusão, o carro que antes era vendido como Chery Omoda 5 agora é chamado de Chery Tiggo 5X High Energy. Ainda aproveita todo o visual do Omoda e adicionando alguns pequenos detalhes para diferenciá-lo.

Por exemplo, a grade dianteira tem novos traços cromados e se integra ao conjunto frontal de maneira diferente. O para-choque também é novo, mas outros elementos como os DRLs e os faróis principais são idênticos. Fora, claro, o logo da Chery que estampa a parte central superior da grade. As rodas também são exclusivas.

Se já é difícil encontrar diferenças da dianteira, na traseira a tarefa é quase impossível. Desde a luz de freio no ponto mais superior, até a base do para-choque, o design do Tiggo 5X é idêntico ao do Omoda 5. A mudança fica só no nome da marca no meio das lanternas.
Claro que as medidas também são as mesmas do Omoda. São 4,40 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,59 m de altura e 2,63 m de entre-eixos. Ou seja, ele é bem maior do que o nosso Tiggo 5X, ficando entre ele e o Tiggo 7 nacional.

Por dentro, o acabamento não é tão chamativo quanto seu exterior, mas há uma combinação de preto, cinza e alguns detalhes em dourado no painel, console e portas. O destaque vai para o conjunto de telas de 20,5’’, que une o quadro de instrumentos digital e a central multimídia. Essa última vem equipada com o sistema Lion AI. E apesar da tecnologia e sofisticação, muitos botões físicos foram mantidos.

Entre os seus equipamentos, sabemos que o Tiggo 5X High Energy é equipado com faróis Full LED, head-up display, assentos com ajustes elétricos e um sistema de câmeras panorâmica com visão de 540º.

Já para o motor é o mesmo 1.5 turbo de 156 cv e 23,45 kgfm com câmbio CVT. Porém, o carro da Omoda também é encontrado em versões híbridas e até elétricas no resto do mundo. Não seria estranho ver o novo Tiggo 5X usando dos mesmos motores, ainda mais com o sobrenome “High Energy”.
Ao que tudo indica, o Tiggo 5X High Energy será vendido juntamente com o outro Tiggo 5X do mercado chinês, esse mais de acordo com o modelo que temos no Brasil. A data de chegada do novo modelos é o dia 23 de dezembro, mas os preços não foram confirmados.