Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

O significado das siglas das versões de carros

Saiba o que querem dizer aquelas letrinhas aparentemente sem sentido que as marcas utilizam para identificar cada configuração

Por Rodrigo Furlan
Atualizado em 29 jun 2018, 15h52 - Publicado em 18 mar 2015, 16h04

 

Chevrolet Prisma LTZ
Chevrolet Prisma LTZ (João Mantovani/Quatro Rodas)

Cada carro tem versões mais modestas e mais incrementadas. E o nível de equipamentos pode ser representado por uma sigla.

Mas você efetivamente sabe o que elas significam? Confira abaixo o que representa cada um desses termos aparentemente sem sentido.

CHEVROLET

onix-joy-2
Chevrolet Onix Joy (Divulgação/Chevrolet)

Joy – Na tradução, significa “alegria”. No mercado, identifica as versões de entrada de Onix e Prisma.

Advantage – Tem a mesma função do Joy, mas para minivans (como a Spin) e picapes (S10).

Continua após a publicidade

LS – Luxury Standard. Representa as versões de entrada de alguns modelos.

LT – Luxury Touring. Versões intermediárias de alguns modelos e de entrada de outros.

LTZ – Luxury Touring + a letra Z, por ser a última do alfabeto. Continua como opção topo de linha de alguns modelos.

Premier – Atual denominação para os carros mais equipados da marca, chegou ao Brasil com o Equinox.

Effect – No brasil, representa as versões com visual de apelo esportivo, porém, sem mudanças de motorização.

Continua após a publicidade

RS – Rally Sport. Identifica as versões esportivas dos modelos americanos.

SS – Super Sport. Para versõs esportivas com apelo de maior exclusividade, um degrau acima dos RS.

CITROËN

Citroen C3 Attraction 1.6
Citroen C3 Attraction 1.6 (Christian Castanho/Quatro Rodas)

A marca abandonou siglas como GLX (Gran Luxe Extra), passando a adotar termos como Origine (versão de entrada), Tendance (intermediária) e Exclusive (de topo de linha).

Na linha C4 Picasso também há a configuração Intensive, única disponível no Brasil atualmente. Antes, a opção mais barata da minivan era a Seduction, já aposentada.

Continua após a publicidade

DODGE

Air-Grabber: entrada de ar no capô
Dodge Challenger SRT Demon (Divulgação/Dodge)

SXT – Standard Extra. Representa versões de entrada.

R/T – Road/Track. Denominação das versões esportivas (na tradução, seria “estrada/pista”).

SRT – Street & Racing Technology. São os modelos preparados pela divisão de alta performance do grupo FCA.

 

FIAT

Fiat Mobi Way On 3
Fiat Mobi Way On (Pedro Bicudo/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Não utiliza siglas, mas termos como Attractive (versões mais básicas), Essence (intermediárias), Sporting (esportivas e de topo de linha), Way e Adventure (aventureiros) e T-JET (em referência ao motor turbo).

FORD

Ford EcoSport Freestyle
Ford EcoSport Freestyle (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

S, SE e SEL – curiosamente, essas siglas não têm significado específico.

XLS – eXtra Luxe Special. Destina-se às versões de entrada da Ranger.

XLT – eXtra Luxe Total, destinada a algumas versões de topo de linha.

Continua após a publicidade

ST – Sports Technology. Representa as versões esportivas.

RS – Originalmente significava Rallye Sport, e era utilizada pela divisão de competições da marca. Hoje denomina versões esportivas acima dos ST.

Também há as designações Limited e Titanium, utilizadas para versões de topo de linha, além da Freestyle, que surgiu como opção focada na relação custo/benefício e se converteu na opção aventureira da marca.

HONDA

Honda Civic Si
Honda Civic Si (Leo Sposito/Quatro Rodas)

DX – De Luxe. Representa as versões de entrada.

LX – Luxury. Representa as versões intermediárias.

EX – Executive. Situa-se um degrau acima da LX.

EXL – Electronic eXtra Luxe. Utilizada em versões topo de linha, como o HR-V e Fit.

Si – Denominação utilizada para a versão mais esportiva do Civic, utiliza as iniciais de Sport Injected.

Sport – Por ironia, o termo é utilizado para identificar as versões de entrada do Civic, que não têm nenhuma modificação no motor – apesar da opção de câmbio manual do seis marchas.

Consultada, a assessoria de imprensa da marca informou que as siglas do Civic (LXS, LXR e EXR) não têm significado específico, a não ser a diferenciação de versões.

JEEP

Jeep Compass Trailhawk
Jeep Compass Trailhawk (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Em rápida ascensão no Brasil desde a chegada do Renegade, a marca não utiliza siglas para definir as versões. Em vez disso, preferiu adotar Custom (de entrada), Sport (segunda mais barata), Longitude (intermediária), Limited (topo de linha) e Trailhawk (com mais apelo fora de estrada).

NISSAN

A versão LE será a única importada até o ano que vem
Nissan Frontier LE (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Circulam pela Internet explicações diversas para as siglas S (Sport), SV (Sport Value) e SL (Sport Luxury), mas, oficialmente, a informação é de que tais siglas não correspondem a termos específicos e funcionam apenas como diferenciação de versões (respectivamente: de entrada, intermediária e de topo). A marca também lançou no Brasil a configuração LE, opção mais barata da picape Frontier à venda por aqui.

PEUGEOT

Peugeot 208 GT
Peugeot 208 GT (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Há algum tempo já não utiliza siglas, preferindo termos como Active (versão de entrada), Allure (intermediária) e Griffe (de topo de linha).

RENAULT

Lâmpadas das lanternas também trazem leds
Renault Captur (Leo Sposito/Quatro Rodas)

Também prefere os nomes às siglas, utilizando termos como Authentique (de entrada), Expression (intermediária), Dynamique e Privilège (ambas podendo ser de topo de linha).

SUBARU

Rodas aro 18 douradas não estão disponíveis no Brasil
Subaru WRX STI (Marco de Bari/Quatro Rodas)

WRX – World Rally eXperimental. Foi utilizado pela primeira vez no início da década de 90 para designar os Impreza preparados para disputar o Mundail de Rali.

STi – Subaru Tecnica International. É o nome da divisão de competições da Subaru, e passou a nomear as versões ainda mais preparadas dos WRX.

TOYOTA

Corolla 2018 XEi (lanternas)
Toyota Corolla XEi (Divulgação/Toyota)

Talvez seja a montadora mais esquizofrênica em relação às siglas de versões: praticamente cada carro possui sua própria lista.

X – eXtra. Hoje identifica as versões de entrada do Etios.

XL – eXtra Luxe. É utilizada para as versões de entrada do Yaris.

XS – eXtra Standard. Representa a versão intermediária do Yaris.

XLS – eXtra Luxe Standard. Denomina a  versão mais incrementada do Yaris.

GLi – Grand Luxo Injection. Identifica a versão de entrada do Corolla.

XEi – Extra Executive. Representa a versão intermediária do Corolla.

Altis – Não tem tradução, mas serve para denominar a topo de linha do Corolla.

SR – A origem está em Sport Rally, mas hoje serve para designar as versões de entrada de Hilux e SW4.

SRV – Vem de Sport Rally 5 (ou V, em algarismos romanos). Representa as versões intermediárias de Hilux e SW4.

SRX – Sport Rally eXtra. Denomina as versões topo de linha de Hilux e SW4.

VOLKSWAGEN

Volkswagen Golf GTI
Volkswagen Golf GTI (Divulgação/Volkswagen)

Abandonou siglas no que diz respeito às versões convencionais, que recebem nomes como Trendline (de entrada), Comfortline (intermediária) e Highline (de topo), além da Sportline, hoje aposentada.

No entanto, as versões apimentadas seguem recebendo siglas: GTI (Gran Turismo Injection); GTD (Gran Turismo Diesel) e GTE (Gran Turismo Electric).

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.