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Novos preços: redução do IPI deixa carros novos até R$ 25.000 mais baratos

Após uma semana do anúncio do governo sobre a diminuição do IPI, algumas marcas repassam a amortização do imposto e reduzem preços de todos os modelos

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 mar 2022, 19h56
Ford Mustang Mach 1
Mustang ficou mais de R$ 25.000 mais barato (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Os aumentos de preços dos carros no Brasil são constantes, a ponto de muitos terem tido reajuste duas vezes no mesmo mês. Com um mercado tão volátil, a venda de carros zero-km no Brasil teve queda significativa em 2022.

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Considerando todos os segmentos automotivos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros), houve 242.080 emplacamentos em fevereiro, uma queda de 11,68% frente a janeiro e de 17,48% na comparação com fevereiro de 2021.

Com o objetivo de diminuir essa retração, o Governo Federal publicou na última sexta-feira (25) decreto que reduz as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

A maior parte dos produtos tiveram redução de 25% na alíquota do IPI, mas alguns tipos de automóveis tiveram redução menor na alíquota, de 18,5%. Na prática, porém, a redução no imposto poderá alcançar os 25% dependendo da classificação de cada veículo.

Algumas fabricantes já anunciaram redução nos preços, mas esse desconto pode durar pouco tempo, porque a redução percentual não é significativa. Entre os dez modelos mais vendidos a redução pode variar de R$ 800 a R$ 2.000 – o maior desconto nessa lista seria de apenas 1,3%.

Os reajustes de preços mensais têm sido ao redor de 1 e 2,5%. Portanto, a medida do governo pode conter a alta no preço dos carros novos por não mais que alguns meses.

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A boa notícia é que o Governo publicou ontem (8) um novo decreto (n° 10.985) que  autoriza o processo de devolução dos carros faturados para as montadoras com nota fiscal de devolução, e na sequência, a geração de um novo faturamento com a alíquota do IPI reduzido aplicada.

Segundo a Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos, cerca de 80.000 unidades já haviam sido faturadas antes do dia 25 de fevereiro, data do início da vigência do decreto. E isso permite que as marcas repassem ao consumidor a redução do IPI para carros em seu estoque. Cabe a cada empresa, porém, reduzir o preço ou não.

Quais marcas já reduziram seus preços?

A primeira marca a divulgar nova tabela foi a Kia. Entre os que ficaram mais baratos, o novo híbrido Stonic foi de R$ 149.990 para R$ 146.990 e o preço do Sportage caiu de R$ 182.990 para R$ 179.590.

11_kia_stonic
O desconto do Kia Stonic foi de R$ 2.000 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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No início desta semana a Ford informou que repassou a redução de forma integral aos seus preços. Segundo a marca, a nova Ranger FX4 já foi lançada com os preços atualizados com a nova alíquota. Os descontos para as outras versões podem chegar a 2%, uma diferença de R$ 6.000 na topo de linha Limited, que foi de R$ 319.990 para R$ 313.950.

A nova picape Ford Maverick não foi esquecida e passou a custar R$ 235.190 (redução de R$ 4.800). O Territory ficou R$ 5.290 mais barato e seu preço agora é de R$ 214.700, enquanto o Mustang foi o modelo que teve a maior redução em valor: R$ 25.210. A versão Mach 1 sai agora por R$ 519.790.

Ford-Maverick-Lariat-FX4-2022-1

A Toyota não fica atrás. A linha 2023 do Yaris teve redução de 2%. Assim, do hatch, o maior desconto ficou para a versão XLS (R$ 2.200), passando a custar R$ 111.870. A mesma versão do sedã também foi a de maior redução (R$ 2.320) e agora sai a R$ 116.170.

Já o SUV Corolla Cross teve a maior redução na versão de entrada, XR 2.0: baixou R$ 4.210 e agora custa R$ 157.780. Por R$ 200.160, a versão mais cara do SUV, XRX Hybrid está R$ 4.169 mais em conta do que antes.

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O desconto do SW4 foi o mais expressivo: na versão SRX de 7 lugares ficou R$ 15.620 mais barato e agora custa R$ 386.870.

A Jeep reduziu os preços de Renegade, Compass e Commander em até 5%. O novo Jeep Renegade com maior redução foi o Sport (R$ 3.580), custando agora R$ 123.908. A topo de linha Trailhawk foi para R$ 164.136 (menos R$ 3.354).

Jeep Compass
Compass topo de linha custa agora R$ 235.533 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Compass chegou a ficar quase R$ 10.000 mais em conta na versão Limited 2.0 TD350 indo para R$ 235.533. Os descontos foram ainda maiores ao Commander, que na versão Overland 2.0 TD350 baixou de R$ 311.490 para R$ 295.020 (R$ 16.470).

Tem marca que aumentou os preços

Curiosamente, alguns preços ao invés de serem reduzidos, foram aumentados. Caso dos Volkswagen T-Cross, Nivus e Taos, que estão mais caros em todas as versões.

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O T-Cross 200 TSI foi de R$ 130.850 para R$ 131.650 (aumento de R$ 800), enquanto a Comfortline 200 TSI subiu de R$ 147.350 para R$ 148.190 (alta de R$ 840). Já o Nivus passou de R$ 117.590 para R$ 118.350 na configuração Comfortline (aumento de R$ 760), e de R$ 133.990 para R$ 134.920 (R$ 930) na Highline.

VW Nivus Highline
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Por fim, o Taos também encareceu. O Comfortline, saltou de R$ 175.490 para R$ 175.700. Na Highline foi de R$ 204.650 para R$ 204.900 (aumento de R$ 250).

A Renault também anunciou aumento para Kwid e Captur. O modelo de entrada topo de linha (Ousider) teve aumento de R$ 900 (de R$ 67.690 para R$ 66.790). Já o SUV teve reajustes mais expressivos. Houve aumento de R$ 2.900 a R$ 3.100 em todas as versões da linha Captur 2022.

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