Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Novos motores da Mazda terão taxa de compressão altíssima

Fabricante japonesa estaria trabalhando em motores com taxa de compressão de até 18:1

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 jan 2017, 14h49 - Publicado em 19 jan 2017, 13h52
Próxima geração do Mazda3 pode estrear o novo motor com taxa de compressão de 18 :1
Próxima geração do Mazda3 pode estrear o novo motor com taxa de compressão de 18
:1 (Divulgação/Mazda)

A Mazda parece viver em um mundo à parte quando o assunto é tecnologia de motores. Enquanto todos os fabricantes apostaram na redução do volume de seus motores compensado pela sobrealimentação e injeção direta, a japonesa concentrou esforços na redução de perdas energéticas e taxas de compressão mais altas.

O próximo passo, de acordo com o jornal japonês Nikkei, é levar esta busca por eficiência a um nível nunca antes visto. A proposta soa megalomaníaca: a próxima geração dos motores SKYACTIV usaria a tecnologia HCCI, sigla para “Homogenous Charge Compression Ignition”, ou “ignição por compressão com carga homogênea”.

Isso quer dizer, basicamente, que a ignição se daria pela alta taxa de compressão do motor, dispensando velas de ignição para iniciar o tempo de explosão do motor.

Continua após a publicidade
Mistura mais homogênea entre ar e combustível promete queima mais eficiente e ecológica
Mistura mais homogênea entre ar e combustível promete queima mais eficiente e ecológica (Divulgação)

É mais ou menos o que acontece em motores diesel, que são mais eficientes em aproveitamento de energia (mas não em emissões de poluentes). A diferença é que com o HCCI o motor não utiliza sistema de injeção direta ou common rail: o combustível seria pulverizado em menor quantidade nos dutos de admissão para formar uma mistura bastante homogênea com o ar, algo fundamental para que haja detonação do combustível por igual.

Com o HCCI a queima da gasolina acontece em temperaturas mais baixas e a uma taxa de compressão extrema: 18:1. A tava de compressão diz respeito ao número de vezes que o volume da mistura ar-combustível do cilindro é comprimido antes da compressão.

Continua após a publicidade

Para efeito de comparação, a média entre os motores diesel é de 16,5:1, enquanto a taxa de compressão ideal para gasolina em motores convencionais (seja aspirado ou turbo) varia entre 9:1 e 10,5:1. Já para o etanol, a taxa mais eficiente seria de 12:1.

Trabalhar com a detonação por alta compressão em vez da ignição por vela reduziria as emissões de NOx em 30%, com a vantagem de formar menos partículas do que em motores diesel. Além disso, seria possível chegar a uma média de consumo de 30 km/l.

Motor 2.2 Ecotec da GM que chegou a ser testado com HCCI. Durou de 2007 a 2009
Motor 2.2 Ecotec da GM que chegou a ser testado com HCCI. Durou de 2007 a 2009 (Divulgação)

Pode parecer uma tecnologia simples de ser aplicada, mas está bem longe disso. Para que um motor HCCI funcione corretamente é necessário controlar calor, rotações, abertura de válvulas e injeção de combustível em tempo real para que a queima seja perfeita – ao contrário do que acontece com os motores diesel. Um sistema de recirculação de gases da queima (comum nos diesel e também em alguns motores de ciclo Miller) também seria necessário. 

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=TqkhgtmP27Q&w=700&h=394]

Outros desafios são permitir que o motor “pegue” fácil quando frio e que ele consiga lidar com uma curva de potência menos linear (concentrada em uma estreita faixa de rotação mais elevada), devido à possibilidade de pré-detonação do combustível.

Continua após a publicidade

Engenheiros de Nissan, GM, Daimler e Hyundai já tentaram aplicar o HCCI em seus motores. De acordo com o Nikkei, os engenheiros da Mazda estão confiantes no projeto. O objetivo é adotar o HCCI na nova família de motores SKYACTIV, que fará sua estreia na próxima geração do Mazda3, que tem lançamento previsto para 2018.

Nadando contra a corrente

Os atuais motores da família SKYACTIV são 2.0, 1.6 e 1.5 de quatro cilindros relativamente convencionais, mas com redução de atrito e taxa de compressão de 14:1 (acima da média de 10:1 da indústria).  Assim, além de reduzir consumo e emissões de CO2 (como fizeram outros fabricantes ao apostarem na diminuição de seus motores e nos turbocompressores) também reduziram a liberação de NOx e das partículas emitidas – no caso das versões a diesel.

Continua após a publicidade
Os atuais motores Mazda SKYACTIV já se destacam pela eficiência
Os atuais motores Mazda SKYACTIV já se destacam pela eficiência (Divulgação)

A Mazda também surpreende por apostar em motores de combustão interna tradicionais sem apostar em grandes projetos de veículos híbridos e elétricos. Mas isso tende a mudar: de acordo com o Nikkei, a marca produzirá veículos elétricos em massa a partir de 2019.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Os automóveis estão mudando.
O tempo todo.

Acompanhe por QUATRO RODAS.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.