O Volkswagen Golf R chega ao mercado europeu como a versão mais potente já feita do hatch: são 320 cv e 42,8 kgfm graças ao motor 2.0 turbo. Só que a receita não fica por aí, pois o hatch também oferece tração integral e até câmbio manual (nos EUA).
Para ter ideia dos avanços, na geração anterior, essa configuração tinha 20 cv e 4,1 kgfm menos. E o novato ainda supera a edição especial Golf GTI Clubsport S, com 310 cv de potência, que teve somente 400 unidades produzidas há mais de quatro anos.
Para garantir a alegria do motorista, há uma opção “drift” que permite enviar força apenas às rodas necessárias para derrapar. Além dessa configuração, inédita no Golf R, dá para selecionar o modo Race, para as pistas, bem como Sport, Comfort e Individual.
Os alemães também retrabalharam a suspensão – sempre independente, com McPherson na dianteira e multilink na traseira –, que ficou 2 cm mais baixa comparada às versões comuns. Os sistemas de freios também foram retrabalhados e agora estão maiores.
Em relação ao visual, o Golf R segue a fórmula discreta já comum à Volkswagen, ainda que inclua detalhes exclusivos, como para-choque dianteiro com novas tomadas de ar, grade com emblema da configuração, difusor de ar traseiro e rodas aro 19 de série.
Ainda mais contida, a cabine se diferencia das demais configurações principalmente pelo acabamento com detalhes azuis no console e nas portas, além do botão R no volante para ativar o modo Race. Já o revestimento em couro será oferecido só como opcional.
De acordo com o fabricante, o modelo acelera de 0 a 100 km km/h em 4,7 segundos com o câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas – única configuração para a Europa –, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h.
No Velho Continente, o novo hatch esportivo já está em pré-venda, ainda que as entregas estejam programadas só para 2021 (e sequer há preço confirmado). Nos EUA, chegará no fim do próximo ano. Já para o Brasil, ainda não há nenhuma previsão para a vinda.
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