Novo Volvo EX30 chega em 2024 com preço de Jeep Compass: R$ 219.950
Menor SUV da Volvo chega em quatro versões com 272 cv e até 418 km de autonomia. Os primeiros compradores ganharão um wallbox de 7,4 kW
Finalmente estamos próximos do lançamento do novo Volvo EX30. O novo modelo de entrada da marca sueca já está garantido há mais de um ano para o Brasil e, agora, já sabemos quais serão seus preços de forma oficial.
Diferente de outros modelos da Volvo, como o XC40 e o C40, que diferenciam suas versões pela quantidade de motores, o EX30, vai distinguir cada uma pelas baterias. A versão básica, com bateria LFP de lítio fosfato de ferro e lítio de 51 kWh, se chamará Core Single Engine e parte dos R$ 219.950.
QUATRO RODAS esteve na apresentação mundial do SUV compacto e foi confirmado que a versão de entrada terá alcance menor, até 344 km com apenas uma carga. De acordo com a própria Volvo, essa versão é voltada para pessoas que usam o carro mais em trajeto urbano e não fazem grandes deslocamentos com o veículo.
A intermediária, Core Single Engine Extended Range, já tem uma bateria NMC de 69 kWh. Ela é feita de lítio, níquel, manganês e cobalto e garante um alcance de até 480 km. Seu preço será de R$ 239.950.
Equipada com a mesma célula e, consequentemente, tendo a mesma autonomia, está a versão Plus (Plus Single Engine Extended Range). Ela se diferencia por um pacote mais completo e luxuoso, além de um estilo único. Já seu preço começará nos R$ 264.950. Por fim, ainda mais bem equipada e luxuosa, temos o EX30 Ultra (Ultra Single Engine Extended Range), que terá o mesmo pacote de bateria das anteriores, e custará R$ 279.950.
Todas elas estarão equipadas com um único motor, de 272 cv, o que muda é o tempo de 0 a 100 km/h. A versão básica é mais lenta, levando 5,7 s para fazer a aceleração, enquanto as demais levam 5,3 s. Porém, todas elas são compatíveis com carregadores rápidos de até 175 kW e levam 30 minutos para ir de 10% a 80% de carga.
Feito sobre a plataforma da Geely, montadora chinesa e dona da Volvo, o EX30 promete um bom pacote de equipamentos, como é de se esperar da marca. Ele estreia a nova geração do Park Pilot Assist, capaz de estacionar em diversos tipos de vagas de estacionamento, incluindo o estilo curvo, paralelo, perpendicular e diagonal, sem qualquer intervenção do motorista, fazendo a tarefa de estacionar em lugares apertados ser muito mais simples.
O SUV ainda é equipado com central multimídia de 12,3’’, 4 portas USB-C, carregador por indução e tomada 12V no porta-malas. Também traz pacotes ADAS com piloto automático adaptativo, assistente de troca de faixa, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, alerta de abertura de porta e câmeras 360º.
O EX30 já está em pré-venda e quem garantir sua unidade, levará de brinde um wallbox de 7,4 kW e um cabo ultracharger com capacidade para 4,4 kWh em tomada aterrada. A Volvo também garante as três primeiras revisões de graça.